sexta-feira

Como fazer para conservar os seus móveis de madeira



Quem tem móveis de madeiras – maciça ou revestido – sabe que todo cuidado é pouco para não deixá-los manchados, lascados, se revestidos, e com cara de coisa velha e feia.

Alguns cuidados são fundamentais, como não deixá-los tomar sol – use cortinas opacas ou blackout se onde estão localizados correm o risco tomarem sol direto.

Cuidados com a água, qualquer respingo ou acidente deve ser secado na hora, já que pode provocar manchas de difícil recuperação.

Deixe-o afastado da parede, e, em hipótese alguma os araste para deslocá-lo de lugar. Se precisar fazer isso, esvazie-o totalmente e só assim proceda ao seu deslocamento, e mesmo assim lentamente. Se for muito pesado, coloque um pedaço de tecido dobrado sob cada um dos pés, o que vai facilitar o seu deslocamento.

Observe se ele está bem nivelado, se não, coloque calços para isso, pois, o desnivelamento pode levá-lo a empenar ou descolar.

Não o utilize como base para serviços pesados, sobretudo se não for de madeira maciça, pois pode danificar a sua superfície provocando arranhões ou outros tipos de escoriações de difícil recuperação.

Nas cadeiras, evite subir sobre elas, sobretudo se estiver calçado. Evite também sentar-se sobre as pernas traseiras e ficar balançando, o que vai levá-la a descolar ou mesmo quebrar. Observe periodicamente os parafusos de fixação, e se frouxos, aperte-os com uma chave de fenda.

 Além da tarefa diária de retirada do pó, que deve ser feita preferencialmente com uma flanela levemente umedecida e outra seca em seguida, nunca use qualquer tipo de produtos de limpeza, ácidos ou abrasivos.

Para sua conservação e brilho, utilize o velho óleo de peroba se eles forem escuros, e se de madeira clara, utilize uma cera incolor de silicone, não sem antes fazer um teste em uma parte não exposta do móvel para se certificar se é adequado.

Isso você deve fazer algumas vezes ao ano, tipo a cada dois ou três meses.

É isso, se cuidar vai tê-los sempre bonitos e vistosos. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

 

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.