sábado

Como fazer para usar as plainas com mais precisão


Embora estejam desaparecendo em função das novas plainas de metal, a plaina de madeira é muito superior e quem tem e usa sabe bem disso.

Existem vários tipos e tamanhos de plainas com funções variadas, coisas que todo marceneiro sabe muito bem. Entretanto, para um trabalho amador e simples, uma plaina básica, pequena, pode ser mais do que suficiente, como a da imagem. 


Primeiro é preciso se cerificar que a lâmina da plaina esteja bem afiada – afiação em pedra de amolar típica – esfregando na pedra só o lado do chanfro, e, antes de começar a usar, deve-se fazer um teste em um pedaço de madeira antes de usar na peça em construção, se cerificando sobre a altura ou profundidade do corte ou do desbaste. 

Feito o teste e com o fio da lâmina afiada e regulada, é só usar. 

Para isso a peça deve ser fixada em uma bancada ou mesa de trabalho própria com grampos ou sargentos e começar o desbaste ou alisamento seguindo o fio da madeira. 

Como vê são informações amadoras, mas básicas ou elementares, para quem ainda não tem pratica ou que esteja começando a usar a ferramenta. Evitamos, também, usar muitos termos técnicos, sobretudo, porque poderia dificultar a compreensão para muitos de nós, apenas amantes dos trabalhos em madeira e longe das habilidades e conhecimentos dos profissionais da área. 

Logo, você pode contribuir com novas informações e/ou dicas. Aliás, em qualquer artigo do blog. Fique à vontade. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.