segunda-feira

Como fazer um mocassim para crianças


É um produto industrializado muito vendido por aí, e que tem tudo a ver com as crianças, em virtude de sua delicadeza e maciez o que trás conforto aos seus pezinhos delicados.

Veja o passo-a-passo na sequência das imagens. 

A depender da idade da criança você pode fazer o mocassim com um tecido natural, grosso, como parece ser o das imagens, ou de camurça de couro se ela for maior, pois, embora a camurça seja macia pode não ser o melhor para um pezinho de uma criança, sobretudo se ainda não anda.
Como pode ver, antes é feito o molde com as medidas do pé – deve tirar usando papel e lápis – e em seguida o corte é feito no tecido ou couro. Para não ter erro e correr o risco de perder a camurça, faça um molde ou protótipo de tecido e só depois parta para fazer o definitivo.
Antes de partir para a montagem, as peças devem ser “pespontadas” e só depois fixadas entre si. A linha vai depender do material que for utilizar, se um tecido grosso ou a camurça de couro. Para o tecido grosso use a linha de pesponto, ou, se couro, use a Linha Glacê, de algodão e muito resistente, própria para trabalhos com materiais grossos e couro. Verifique na loja a grossura mais adequada. Elas resistem mais tempo à abrasão, ou fricção, decorrente do uso.
Depois de montado, observe que a fixação ou amarração do mocassim ao pé e feita com uma tira do couro fina, ou outro material, que passa como um cadarço em volta do mocassim, por traz, passando em furos feitos na aba dobrada, como pode ver na última imagem. Faça furos próximos uns aos outros, passando pela parte interna e pela aba simultaneamente, para dar mais firmeza, acabamento e conforto ao pé*.
Clique nas imagens para ampliar
Obs. Se a criança é maior e o mocassim for utilizado para sair, por exemplo, o ideal é que cole – com a cola própria – um solado fino de borracha antiderrapante, que pode encontra nas lojas do ramo, pois, protege o “sapato” e dá mais segurança pAra andar em áreas externas. 

*Só que, nesta imagem, ela – a tira de couro ou cadarço – passa pela parte interna, o que não é o mais recomendável, pois, pode trazer desconforto.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Querido Fernando,amei o sapatinho maravilhoso!Obrigado por compartilhar um abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.