sexta-feira

Como fazer para escolher a tinta ou o revestimento adequado para seu trabalho em madeira


É comum nos depararmos com dúvidas sobre qual a tinta, verniz ou revestimento apropriado para usar em nossos trabalhos, quando a escolha e/ou o uso inadequado pode comprometer o acabamento e sua qualidade final. Nesta lista abaixo você vai conhecer todos os tipos de tintas e revestimentos, bem como a sua aplicação mais adequada ou recomendável.
- Tinta a óleo artística: É usada para pintar em tela, porém é também usada na pintura decorativa para obtenção de efeitos especiais, como quando se quer obter um acabamento envelhecido ou dar o efeito de policromia. É usada, quase sempre, dissolvida em querosene ou óleo de linhaça. Como acelerador de secagem, é usado o secante de cobalto.
- Tinta látex: É a mais usada na pintura especial. Pode ser comprada já colorida nas cores que você quiser, mas a maioria dos artistas prefere pigmentá-la, buscando tonalidades especiais. É também mais econômica e prática, pois você adquire a tinta branca e usa o pigmento para tingir somente a quantidade que vai usar.
- Tinta acrílica: É solúvel em água. Muito usada em algumas técnicas em que se busca um efeito especial e nas técnicas complementares como o estêncil.
- Tinta betumada: É o betume (um derivado de petróleo) diluído em querosene na quantidade desejada.
- Tinta aquarela: É a tinta diluída em 50% de água.
- Glase: É tinta a óleo de artista, diluída em querosene ou aguarrás e óleo de linhaça.
- Massa acrílica e massa plástica : São usadas tanto para fazer reparos na madeira, corrigindo imperfeições, quanto para obter efeitos especiais de textura em algumas técnicas.
- Betume e cera pastosa: Misturados, são usados para envelhecer a pintura, processo muito usado nas pátinas e policromias.
- Verniz acrílico ou verniz copal ou marítimo, cera pastosa ou cera líquida : São usados para dar acabamento nas peças, dar brilho e também protegê-las da ação do tempo.
- Verniz acrílico, verniz à base de óleo ou cera líquida: são usados para dar acabamento.
- Goma laca ou isolante para madeira, à base de álcool : são usados como isolante.
- Fundo nivelador de madeira ou selador: São usados para preparar a superfície e deixá-la pronta para receber a tinta.
- Fundo nivelador de madeira ou fundo branco fosco à base de aguarrás: são usados para fundo. (CPT)
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.