sábado

Como fazer para eliminar a ferrugem de maneira simples e natural


É sabido que os solventes e removedores químicos de todo tipo e aplicação são produtos altamente tóxicos, que só deveriam ser utilizados com luvas e máscaras, embora as pessoas que fazem uso deles não se importam com estes itens de segurança.

Entretanto, existem formas naturais, e baratas, é bom que se diga, de conseguir o mesmo efeito, ou até melhor – eu costumo usar, bem como outros produtos naturais como itens de limpeza em várias situações e funcionam mesmo. 

Veja como fazer nos itens abaixo.

É o caso das manchas de ferrugem. Seja ela no carro, no móvel de metal, no utensílio ou mesmo na roupa ou tecidos.
1 - Com o bicarbonato de sódio e água se faz uma pasta consistente que é colocada sobre o ponto ou superfície enferrujada e em alguns minutos esta se dissolve, daí é só lavar com água ou limpara com pano úmido.
2 - Molhe um pano com vinagre branco e passe sobre a superfície enferrujada. Na sequencia utilize uma lixa de ferro e lixe até a ferrugem desaparecer. Se muito grande a área ou se muito resistente passe mais vinagre e repita o processo. Para peças pequenas, você pode deixá-las de molho no vinagre de um dia para o outro.
1 - O ácido cítrico do limão é um excelente removedor de ferrugem, e não só de ferrugem. Corte o limão e use a própria bucha para esfregar a superfície enferrujada. Você pode, também, passar a bucha do limão no sal antes de esfregar. Se a área for grande ou resistir às esfregações, misture o limão com sal e cubra a parte enferrujada de um dia para o outro. Daí é só lavar com água.
4 - Se a mancha de ferrugem estiver em uma roupa ou tecido, molhe o local com o suco do limão, salpique sal em cima e deixe ao sol até secar e lave normalmente, ou melhor, se for à mão, cuidado para não esfregar com força, pois, a depender do tempo em que ficou na roupa ele fragiliza as fibras e pode furar.
Como vê, é simples e fácil e sem risco para a sua saúde e da família. Além de ser muito barato, é claro! 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.