sexta-feira

Como fazer para perfurar metal com segurança


A forma de furar vai depender do tipo e tamanho da peça de metal a ser perfurada

Se a peça é pequena ela deve ser fixada na bancada e, de preferência, deve se “ensanduichada” – fixa com grampo – entre duas peças de madeira para garantir mais segurança. Para isso, o ideal é que tenha uma coluna suporte de bancada fixa para furadeira (veja imagem 1) o que vai lhe dar mais segurança, firmeza e precisão ao furar a peça de metal.
Img 1 - Clique para ampliar

Empunhadeira
Agora, se a peça é grande ou não possa ser furada na bancada, você vai precisar de, alem da furadeira com rotação baixa, entre 300 a 900 rpm, e brocas apropriadas de aço rápido,  uma punção, fluido de corte ou óleo de máquina mesmo, uma mão firme e muita atenção.

A furadeira comum costuma ter alta rotação o que não é a indicada para furos em metal que exigem baixa rotação, mas, é possível. Uma das formas de evitar o superaquecimento da broca é fazer o furo por etapas, como pode ver abaixo, trocando de brocas.

 - Para começar, você deve marcar com a punção no ponto do metal a ser perfurado para e servir como guia de furo;
 - Certifique-se se a broca está bem ajustada ao mandril;
 - Faça um furo graduado, começando por uma broca mais fina – 5 mm, 8 mm, 10 mm, por exemplo – até chegar a final do tamanho que pretende;
 - A furadeira deve ser segurada com firmeza com as duas mãos enquanto outra pessoa vai colocando óleo continuamente na ponta da broca durante a operação, tambem no caso da bancada e com a madeira.
Obs.
1 - Mesmo com o óleo no resfriamento da broca, você deve fazer interrupções – 20 a 30 segundos – para evitar que a broca “destempere” e perca o fio.
2 – Use o suporte, apoio ou empunhadeira da furadeira para mais firmeza (ver imagem);
3 – Se possível use luvas.
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
 

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.