quarta-feira

Como fazer para desentupir a pia de um jeito simples e fácil

Os canos, sobretudo aqueles das pias de cozinha costumam dar muito trabalho quando entupidos, não é verdade? É que descem “pelo ralo”, muitos detritos e restos de alimentos, e o mais grave deles, a gordura. É ela que costuma se fixar gradualmente no interior dos canos e que costuma dar mais trabalho.

Uma ideia, ecologicamente mais correta e sensata, é não deixar a “coisa pegar”, quando o cano entope inteiramente. A saída é fazer intervenções periódicas de forma preventiva. O que vai nos poupar de muitas dores de cabeça na cozinha.

Para isso, a dica é colocar um pouco de detergente de lavar louça no ralo, e, em seguida, despejar uma chaleira ou panela de água fervendo – com todo cuidado, é claro, para não se queimar – pois ela, junto com o detergente, vai dissolver a gordura já acumulada. Isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana.

Abrir e limpar periodicamente o sifão embaixo da pia é também uma medida adicional que evita o entupimento do cano.

Agora, se o cano já estiver entupido, estas dicas a seguir vão dar um jeito. Tanto na pia da cozinho como no tanque.

A primeira medida é colocar 2 colheres de fermento em pó no ralo do cano entupido, e , em seguida despejar uma panela de água fervendo. O fermento vai provocar um efeito efervescente que acabará por desobstruir o cano da sujeira retida. 

Se mesmo assim o cano continuar entupido, faça um mistura de 1copo de vinagre, meio copo de bicarbonato de sódio e 3 colheres de sal e jogue no ralo, seguido de um pouco de água quente.

É bom lembrar que o tradicional “desentupidor de pia”, aquele de borracha com cabo de madeira, é um excelente auxiliar – um aliado – nestas tarefas todas e deve se usado com alguma regularidade. 

Estas dicas são eficientes, além de serem ecologicamente mais corretas, pois preserva o meio ambiente e os mananciais de água, já que, praticamente todo esgoto acaba por desaguar em algum curso d’água.

Com informações de Vida Verde

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.