quarta-feira

Como fazer a limpeza do tacho de cobre

 Os tachos de cobre fazem parte do cenário no Brasil desde os tempos coloniais quando eram utilizados nos engenhos na fabricação da rapadura e açúcar. Agora, uns 500 anos depois, a Vigilância Sanitária em Minas Gerais resolve proibir o seu uso em nome da ‘saúde pública’. Pode?

Então, talvez o mais adequado, e racional, embora julgo desnecessária, fosse divulgar a orientação sobre a forma que considera adequada para se efetuar a limpeza dos ditos cujos e não só proibir e “matar” uma secular culinária e as pequenas indústrias de fabricação de doces, sobretudo, que, como dissemos acima, existem há séculos.

O vilão é o tal do azinhavre, ou zinabre, que, quem conhece o tacho sabe que existe – aquela ‘cobertura’ verde comum em peças de cobre – bem como conhece a forma exata de limpá-lo antes de utilizar. Esta, por exemplo, é uma forma de fazer a limpeza antes de usar.

Para isso vai precisar de:
- Limão,
- Sal,
- Sabão em barra,
- Palha de aço ou ‘bombril’
Limpando: 

Aqueça levemente o tacho. Corte o limão e usando o sal esfregue por toda a sua extensão interna, sobretudo nas partes com o azinhavre. Feito isso, lave com água, apenas, para tirar todo o limão, e seque com um pano.

Feito isso, use a palha de aço com sabão e “areie” todo ele, certificando-se se está plenamente livre do azinhavre, daí é só secar e usar.

Como vê, esta simplicidade toda que é repetida há séculos foi colocada em xeque por alguns burocratas, a titulo de cuidados com a saúde da população.

Só por curiosidade, eles só liberam o tacho de cobre se forem banhados a ouro, prata ou estanho por dentro. Imagine!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.