sexta-feira

Como fazer uma criação de galinhas caipiras e garantir ovos frescos e saudáveis

Você não vai precisar de uma área muito grande para criar algumas galinhas caipiras e garantir ovos frescos e saudáveis todos os dias. Uma dúzia dos chamados “ovos caipira” – porque não o são verdadeiramente – custa 4 vezes mais do que a dúzia dos ovos comuns, de granja, logo, vale à pena produzir os seus, não só por isso, pelo preço, mas, pela qualidade  e sabor que eles teem.

Se tem um quintal, por menor que seja, basta uma área de aproximadamente 3 x 3 metros. É verdade, eu mesmo criei 5 galinhas em um espaço assim, que separei com uma tela do restante do espaço que estava ocupado por uma horta, toda orgânica. Se tiver mais espaço, melhor ainda, mesmo com o mesmo número de galinhas.

Com 5 galinhas – você deve comprar galinhas caipiras, mesmo – vai ter de 3 a 4 ovos todos os dias.

Você não deve alimentá-las com ração de maneira alguma, pois elas conteem hormônios sintéticos – para dizer o mínimo – e vai tornar os seus ovos como os demais encontrados no mercado. A sua alimentação deve se limitar ao milho, restos de alimento, frutas e verduras e todo tipo de sobras de seu próprio consumo.

Elas gostam de todo tipo de gramíneas – grama e capim – ou matos de todo tipo resultante de limpeza ou carpina de quintal ou jardim, bem como verduras e legumes de todo tipo. O verde é um fator que garante um complemento alimentar importante para elas.

Se o espaço permitir e fizer opção por ter um galo, os ovos serão galados, logo, mais completos e saudáveis ainda, embora possa fazer a opção de ter somente as galinhas em função do canto do galo, que na cidade fica com o “relógio” meio destrambelhado em função do excesso de luminosidade e canta nas horas mais inusitadas durante a noite. 

As galinhas põem algo em torno de 15 a 20 ovos, cada uma, antes de entrarem em choco, quando deve ser separada das outras até que o choco se suspenda e ela volte à postura. O local onde ficar confinada, um espaço pequeno, deve dificultar que ela faça um ninho, já que assim o choco passa mais rápido.

 Obs. Talvez não consiga juntar, mas, o esterco de galinhas é o melhor tanto para hortas com para vasos de plantas.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações 


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.