quarta-feira

Como fazer para manter os móveis – de todo tipo – com aparência de novos


Como qualquer item de uso e consumo o cuidado é essencial para garantir-lhe a conservação, longevidade e beleza, mesmo em tempos de tanto descarte fácil.

Um grande inimigo dos móveis é o sol, quando a exposição direta leva ao ressecamento e à perda ou alteração na cor, com manchas de difícil recuperação. Logo, proteja seu móvel colocando em uma posição em que não receba sol direto, e se não é possível mantenha as cortinas fechadas nos momentos de sol intenso.

Não coloque qualquer objeto ou utensílio quente diretamente sobre o móvel de madeira, use um anteparo qualquer. Não coloque objetos molhados e nem deixe água empoçada, pois, vai manchá-lo. Faça a limpeza com um pano de fibra natural, algodão, levemente umedecido e certifique-se de não deixar qualquer umidade, passando em seguida um pano seco. Se a madeira tem veios, passe o pano úmido observando o sentido deles para evitar manchas.

Nunca arraste os móveis de madeira, sobretudo se cheios e pesados. Se não for possível suspender e deslocar, esvazie e faça o transporte ou deslocamento sem riscos, quando pode, inclusive, ser puxado ou deslocado puxando-o com cuidado pela base ou o mais próximo do solo.

Em superfícies ou detalhes de metais em móveis, nunca utilize produtos abrasivos, solventes – querosene, gasolina ou “thinner” – ou palhas de aço, pois estes poderão causar danos profundos e irreversíveis. Para isso utilize produtos próprios para este tipo de acabamento.

Em móveis ou superfícies com acabamento em PU (poliuretano), não utilize produtos corrosivos como o álcool. Use um pano úmido e se tem manchas um pouco de sabão neutro. Como é um revestimento que não permite retoques, evite riscar e use descanso para copos, xícaras ou vasilhames contendo líquidos.

Em móveis com acabamento em poliuretano ou nitrocelulose, nunca utilize abrasivos tipo sapólio, esponja de aço, álcool, limpadores multiuso, “thinner”, lustra móveis e coisas do gênero. O sol direto pode manchar ou até provocar rachaduras na folha do móvel. Devem ser observados os mesmo cuidados no que se refere à úmida e a água nos itens anteriores e para limpeza o pano úmido e se necessário com sabão neutro ou de coco. Antes, porem, deve ser retirado toda a poeira para que não risque com o passar do pano.

Móveis com revestimento de couro precisam ficar protegidos do sol – cortinas e/ou mantas –, de reidratarão a cada 8 a10 meses e devem ficar longe de líquidos e umidade. Para devolver-lhe o brilho use a cera ou graxa incolores, lustra móveis à base de silicone ou hidratantes específicos para couro encontrados no mercado. Como existem vários tipos de couro, você acessa mais informações de como proceder no link: aqui.

Moveis ou revestimentos com mármore. Ao contrário do que muitos acreditam, o mármore é poroso e mancha, sobretudo com líquidos, logo, devem ser observados os mesmo cuidados quanto à água e umidade explicados nos itens acima, com o uso de descansos ou porta copos, por exemplo. Se riscados, podem ser restaurados com aplicação de resinas e serviço de uma marmorista.
Com informações de Linea Mobili

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.