terça-feira

Como fazer para melhorar o uso e as possibilidades do martelo

Primeiro a regra básica: pregos se pregam com martelos, pois, improvisar é se candidatar a um serviço malfeito.

Sabia que existe, praticamente, um martelo para cada tipo de serviço? Entretanto, para quem não é profissional ou muito chegado, basta o martelo padrão ou de unha. Como o nome indica, é aquele que todos conhecemos, com uma “unha” na parte traseira. 

O martelo “padrão”, de unha, ou de carpinteiro é utilizado para bater pregos – madeira, parede – e para retirar pregos com a unha que trás na sua parte anterior. O martelo de pena é uma versão menor e mais delicada do martelo de estofador e serve para bater pregos finos, pequenos, pinos e tachinhas. Então, estes seriam os mais indicados para quem costuma fazer pequenos trabalhos, sobretudo em madeira.

Algumas dicas podem melhorar e/ou facilitar o seu uso:
 Cole um pequeno imã no fundo ou ponta do cabo do martelo, que vai facilitar tanto acessar os pregos na caixa de ferramentas como levá-los consigo na hora de usar; 
 
Marque uma escala ou “régua” no cabo do seu martelo, de maneira que possa usar em muitas situações em que precise fazer pequenas medições sem ter que recorrer ao esquadro, à trena ou ao metro ou trena dobrável. 
Em trabalhos em madeira onde a cabeça do prego não pode aparecer, use outro prego para rebaixá-lo até ocultar a cabeça, sem que tenha que lançar mão de uma punção, por exemplo. 
Se você precisa bater um prego muito pequeno e não quer correr o risco de acertar o próprio dedo, utilize um pente para mantê-lo na posição; 
Para evitar que ao retirar um prego da parede ou da superfície da madeira sem danificá-la, faça com mostra a imagem acima, coloque borracha cruzada sobre o corpo do martelo. Você pode fazer uso daquelas “gominhas de prender dinheiro”. Coloque algumas delas para proteger melhor. 
Para facilitar a remoção de um prego “muito duro”, coloque um pedaço de madeira embaixo do martelo – parte oposta da unha – que o efeito alavanca fica mais fácil e eficiente;  
Você deve manter a superfície de impacto ou cabeça do seu martelo livre de colas, resíduos ou mesmo escoriações que surgem com o uso prolongado, para isso use uma lixa de ferro fina.
Uma dica adicional é que você deve usar óculos de proteção padrão em todas as situações para proteger o seu olho, sobretudo, de eventuais pedaços ou fragmentos de madeira ou do próprio prego que possam se soltar. (Com informações de diylife.com)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.