segunda-feira

Como fazer a limpeza e manter a higiene do seu colchão

Esse é um item que todos usamos, mas, que quase não nos damos conta de sua existência, a não ser quando começa incomodar, quando se deforma – as dores no corpo e na coluna – ou passa a provocar alergias, espirros e tosse sem motivo aparente à noite. É o sinal de que algo não vai bem e que precisa dar uma olhada mais minuciosa.

Se o estrago no seu colchão – sujeira, cheiros e manchas – já está feito, muitas vezes a saída é contratar um serviço especializado para lavar, se o preço compensar, mas, se ele ainda não chegou a este ponto, você mesma pode fazer algo, inclusive começar a cuidar do seu “novo” de forma preventiva.

Um item básico é fazer a “virada de lado” a cada 15 dias.

Na oportunidade, passe o aspirador de pó por toda a superfície e deixe-o de lado durante o dia para arejar um pouco. Na falta do aspirador, uma saída e “bater” em uma área externa e ventilada.


Se você tem espaço, tipo um quintal ou área externa que recebe sol coloque-o para receber o sol direto, sobretudo, em hora quente do dia, virando-o para que receba calor dos dois lados. Isso vai dar um trato em dois dos seus maiores problemas, a umidade – e mofo – deixada pelo suor durante o sono e elimina os ácaros que se formam tanto no suor como nas células mortas que deixa no tecido e que lhes servem como alimento e concorrem para sua proliferação.

Uma medida importante e que concorre tanto para a sua conservação como para a sua salubridade e, sobretudo para seu bom sono e saúde, é manter uma capa protetora, de preferência tipo antiácaros, sem deixar de seguir aos procedimentos acima. Aproveite e lave-a a cada virada de colchão.

É isso! Uma boa noite e bom sono.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.