domingo

Como fazer uma mesa auxiliar dobrável fixada na parede


Nesta imagem acima você vê um modelo de mesa dobrável fixada na parede com as dimensões sugeridas (clique na imagem para ampliar), ou uma mesa pequena, mas nada impede que utilizando a mesma proporção você possa fazer algo maior conforme o espaço de que dispõe ou de suas necessidades.

A madeira ou tábua pode ser de Mdf, pinos ou outras como o cedrinho e eucalipto. O acabamento fica a seu critério, a depender da madeira que for usar. Se pintada ou envernizada.

Como vê, este triângulo sobre o qual se apoia quando aberta, bem como o próprio tampo, são fixados por uma dobradiça tipo piano, como vê na imagem abaixo (imagem à sua direita), que permite a firmeza necessária ao projeto.

Embora a imagem acima não mostre, o tampo deve ser fixado na borda da tábua ou sarrafo fixado na parede, de maneira que o triângulo possa se encaixar no vão que se forma, quando a mesa estiver fechada.


Outra ideia de como fixar na parede você pode ver nestas imagens abaixo. Quando ela deixa uma “estante estreita” que até pode ser útil, garantindo o encaixe dos triângulos de sustentação quando estiver dobrada ou fechada. Você pode usar dobradiças comuns caso a sua opção seja por uma mesa maior e com madeira mais grossa e pesada (como na primeira imagem abaixo).


Um fator que deve ser considerado é o tamanho da mesa, sobretudo a largura, quando pode ser necessária a colocação de dois triângulos para que lhe dê a firmeza e estabilidade necessária.

Obs. Clique nas imagens para ampliar e ver mais detalhe.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.
 .

Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Olá, Cayero!
    Excelente ideia o seu blog, parabéns!
    Economia de espaço aliada a beleza faz sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ver você por aqui. Sinto que em função de contratempos só estamos respondendo agora.

      Muito obrigado por seus elogios e por prestigiar nossas publicações.

      Um abraço

      *

      Excluir
  2. Ideia genial, simples e eficiente , adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que tenha gostado. Realmente dá 'uma força'e é fácil de fazer.

      Um abraço

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.