quarta-feira

Como fazer para cuidar das alfazemas, bonitas e perfumadas


Por não ser uma planta nativa, é originaria do continente europeu, ela precisa de alguns cuidados para se dar bem com a diversidade de nosso clima.

Elas têm um perfume suave e agradável e pode ser cultivada tanto na terra como em vasos. No texto abaixo vai conferir algumas dicas para facilitar o seu cuidado.
"Local: A lavanda prefere os lugares ensolarados, com luz direta de três a quatro horas. Mas também se adaptados espaços com meia-sombra. “O único cuidado que se deve ter é fazer com que ela fique protegida do frio intenso. Assim, florescerá o ano todo”, avisa Ana Paula.
Rega: Nos períodos mais quentes, águe todos os dias e, nos mais amenos, intercale a rega dia sim e outro não. “Mas nunca encharque o solo, pois isso poderá enfraquecê-la”, diz a paisagista. Essa planta se desenvolve melhor em terra aerada. “Pegue uma peneira e passe a terra por ela. Assim, ela fica fininha e sem impurezas.”
Plantio: Onde você quiser e tiver espaço ou no solo ou no vaso. “Se optar pelo último, aconselho que prefira recipientes de barro ou cimento. A alfazema se acomoda melhor nesses materiais”, diz Ana Paula. “E os vasos devem ter furos para drenar a água.” No solo, atente-se para mantê-lo calcário, arenoso e seco.
Poda: As hastes chegam a 45 cm de altura, mas é bom podá-las para ficarem mais fortes. Se o talhe for feito no outono, ela irá rebrotar com força total na primavera. “Faça o corte a partir de três dedos acima da bifurcação do talo”, ensina a paisagista. Depois, adicione um substrato.
Pragas e doenças: Em geral, não exigem atenção, pois normalmente a lavanda não é atacada por pragas ou doenças. “Só fique atenta para retirar diariamente os galhos secos que sobram no vaso ou no solo”, diz Ana Paula. No mais, tome cuidado com a quantidade de água e com a poda. (no casa abril)
Como vê, dá para mantê-las muito bem e livrar-se da necessidade de recorrer a floras e supermercados para tê-las por perto.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.