sexta-feira

Como fazer para limpar e conservar melhor seus sapatos de nobuck


Parece que a limpeza de sapatos caiu de moda, sobretudo depois do domínio do tênis, quando se usa indefinidamente antes de trocar. Até os sapatos de couro que vemos por aí seguem a mesma política dos tênis, com resultados bem piores, é claro, sujos e com cara de quem nunca viu graxa. Não é a toa que os engraxates estão em franca extinção.

Um tipo de sapato muito comum é o nobuck, ou de nobouk, que embora não seja “engraxável”, pode muito bem ser melhor conservado e preservar sua beleza e durabilidade.

Todo mundo conhece, ou tem um, e sabe que é um material bonito e delicado, lembrando um pouco a camurça e, exatamente em função disso, sofrem um desgaste mais acentuado com o uso, o que compromete muito a sua aparência, quando perdem o espectro aveludado, a cor e expõe as partes mais desgastadas.

É possível usar um spray protetor encontrado no mercado, mas, o seu efeito não é tão duradouro assim, logo, o melhor a fazer é uma manutenção periódica.

Para isso use uma escova exclusiva, ou que não tenha sido usada em sapatos engraxados, e faça movimentos circulares, sem muita força, por toda sua superfície, o que faz restaurar o seu aspecto aveludado. Deve fazê-lo sempre que chegar em casa depois de usar.

Se a mancha é de “sujo”, use água e com uma escova ou um pedaço de pano, esfregue a superfície afetada ou manchada para eliminar as manchas mais comuns, em seguida coloque no sol.

Uma ideia final é que nunca deve guardar o seu sapato quando estiver molhado – de chuva, por exemplo – isso vale para qualquer sapato ou tênis – pois pode mofar e comprometer a sua estrutura e aparência. Coloque em uma área aberta e arejada para que seque.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.