quarta-feira

Como fazer para conservar os cabos de madeira de suas facas


A ideia de conservar os cabos de madeira das facas valem tanto para aquelas utilizadas na cozinha, bem como para aqueles que compõem os talheres e vão à mesa. Sobretudo naquelas utilizadas na cozinha, é comum o cabo ‘ir’ primeiro do que a lamina, que fica sem serventia depois, mesmo estando, ainda, em bom estado para uso.

- Lave a faca imediatamente após o uso, sobretudo se ‘sujou’ o cabo, pois, restos de alimentos podem grudar na madeira, dificultando a retirada depois. Evite passar o lado mais abrasivo da bucha e bucha de aço no cabo, prefira usar a parte mais macia.

- Não deixe a faca de molho – imersa na água – junto com os demais utensílios. O contato prolongado com a água vai ‘penetrar’ na madeira, ou na junção entre as partes do cabo, comprometendo a sua conservação e durabilidade. 

- Como o tempo e o uso, os cabos de madeira vão ficando desgastados e feios, logo, lubrifique periodicamente com óleo de canola ou outro, mas, certifique-se se a madeira está bem seca. 

- Assim que lavar, seque-a o mais rápido possível e gurde em um local aberto – fresco e seco – e arejado – como um ‘jarro’, ou similar sobre o armário, evitando, portanto locais fechados e escuros, já que podem reter a umidade e desenvolver o mofo.

Algumas destas ações ou dicas também servem para outros utensílios de madeira usados na cozinha, como a ‘tábua de carnes’, por exemplo, que além do desgaste desnecessário, precisa de um cuidado especial na lavagem para que os restos de carne, e sangue, bem como de outros alimentos não criem um ambiente propicio à proliferação de bactérias e comprometa a saúde e qualidade dos seus alimentos.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
 .

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.