quinta-feira

Como fazer botões artesanais de madeira para seus projetos especiais

É um detalhe que pode adicionar originalidade e certo requinte e beleza ao seu trabalho, usar um botão de madeira. É simples, você mesmo pode fazer.

Você vai precisar de:
- Pedaços de madeira cilíndrica, (você pode utilizar cabos de vassoura descartados, que tem desde madeiras macias e claras e/ou com veios coloridos, como madeiras duras e vermelhas – os mais pesados – que são, inclusive, mais resistentes); 
- Serra (de arco ou arco de serra); 
- Furadeira; 
- Broca – mais fina que encontrar (converse com o vendedor); 
- Lixa;
Como a peça é pequena e frágil, o ideal é que não faça os furos em um botão de cada vez, corte a madeira em tamanho, tipo 3 cm, faça os furos do botão e só depois use a serra – daquelas de arco – para separar os botões na espessura que achar conveniente.

Esta ideia é para dar mais segurança ao processo, sobretudo no uso da furadeira com a delicadeza da peça final.

O ideal é que o pedaço de madeira esteja fixo em algo como um torno para dar mais firmeza ao processo e evitar acidentes na hora de furar. Mas, caso não disponha desse recurso, proceda com muita atenção, apoie a peça em uma superfície firme – talvez prendendo-a com um alicate – e proceda com cuidado na execução dos furos – dois ou quatro –, daí é só dar o acabamento com a lixa. Você pode inclusive envernizá-los depois.

       Obs. Pode utilizar, também, galhos secos de árvore, como o usado nos modelos da imagem, só que podem ser mais frágeis, embora possam preservar a casca e dar-lhes um toque especial. Também porque, ao contrario do cabo de vassoura, você pode obter botões menores mais facilmente.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.