terça-feira

Como fazer para apertar o cabo frouxo de um martelo ou machadinha


O martelo dispensa maiores apresentações, não é verdade? Quem não tem um em casa? É o mínimo, ao lado de um alicate e uma chave de fenda, que é presença universal na “caixa de ferramentas” de todo mundo.

Um leve probleminha que costuma ocorrer com o tempo e uso é o cabo ficar frouxo, ou mesmo soltando.

Além de atrapalhar ou comprometer a sua funcionalidade, ele apresenta grande risco, já que ao se soltar pode atingir tanto a quem usa, na cabeça, como alguém que esteja na frente ou passando pelo local, o que, convenhamos pode ser um impacto considerável.

Tive uma experiência com uma machadinha, daquelas maiores, que tem na parte de trás um martelo, com unha e tudo, quando de repente ela ficou leve e senti um vento passando pela minha orelha direita e caindo ao meu lado. Ela desceu com o corte para baixo, mais pesado e, é claro, foi desviada pelo anjo da guarda (para quem acredita, é claro).

Então, restabelecer a segurança e funcionalidade de seu martelo, ou machadinha, é muito simples. Basta você colocá-lo (a) em pé – com a “cabeça” para cima, é claro – e bater um ou mais pregos grossos, tipo de dobradiça, lentamente, no “olho do martelo”, como muitos o chamam, até sentir que ficou bem firme. Talvez a folga seja pouca e um ou dois pregos comuns já serão suficientes.

Existem as cunhas metálicas especificas para prender o martelo ao cabo, mas com o prego você consegue o mesmo efeito.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

 

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.