sexta-feira

Como fazer para curtir e aproveitar as peles de animais


É um artigo ou dica que parece meio fora de época, sei lá, mas, o fato é que muita gente, na cidade ou no campo, cria e abate animais e muitas vezes por falta de conhecimento adequado perde um recuso que pode ser-lhe muito útil ou gerar algum lucro, a pele de animais. Daí, achei oportuno publicar este passo a passo de como curtir uma pele. É o que você vê abaixo.

Muita gente desconhece o quanto usa ou utiliza as peles ou seus produtos em seu cotidiano. Por exemplo: feltros, colas, gelatinas, pergaminhos, camurças e napas que são usadas na fabricação de sapatos, bolsas, carteiras, cintos, luvas, etc.

Este passo a passo é um processo simples, caseiro e se você seguir direitinho pode obter peles bonitas e de boa qualidade.

“ - Tirar a pele com todo o cuidado, evitando cortes ou furos; 
 - Logo após a esfola, a pele deve ser limpa de todos os restos de carne e gordura, bem como de todas as membranas, ficando o couro totalmente limpo; 

 - Se a pele estiver muito suja, pode ser lavada com água e sabão, desde que seja bem enxaguada;
 - Pronta a pele, deve ser mergulhada num "banho" durante 6 dias;

  - No sétimo dia, tirar a pele do banho, torcer bem para sair todo o líquido e depois pendurar à sombra, em um varal, presa por pregadores, como se fosse roupa lavada;

 - À medida que for secando, o criador vai esticando a pele no sentido do seu comprimento e também de sua largura, mas até certo limite, para evitar que rasgue ou fique esgarçada; 

 - Depois de seca e esticada, deve ser passada pelo lado de seu couro, em uma aresta, para amaciar; 

 - Passar, depois, talco para desengordurar; 

 - Finalmente, basta sacudi-la e passar uma escova para tirar todo o talco e a pele estará pronta para ser usada em confecções de belos e quentes agasalhos ou lindos enfeites. 

O "banho" ou solução, por nós indicado, para o curtimento caseiro de peles tem a seguinte fórmula:

- alúmem em pó - 500gr 

- cloreto de sódio (sal de cozinha) - 250gr

- água - 5 litros 

Para que esses elementos químicos se dissolvam melhor, a água pode ser aquecida, mas as peles só devem ser mergulhadas quando o banho estiver morno ou frio.

Essa quantidade de solução serve para o curtimento de 5 peles e pode ser utilizada 2 vezes, desde que seja coada com um pano, após utilizada pela primeira vez.

O valor das peles depende, em grande parte, da técnica correta de abate, da esfola, da secagem (quando for o caso), do curtimento e de sua conservação. (Publicado em ruralnews)

Estas especificações da receita são para peles de animais pequenos, um coelho, por exemplo. Em caso de animais maiores tem que ser feita a adequação do volume da formula
.
Como viu, não tem mistérios e de agora em diante vai poder aproveitar a suas peles e até ganhar algum dinheiro com isso.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.