quinta-feira

Como fazer para livrar suas peças de couro e camurça das manchas de tinta


Por mais que tenhamos cuidado um rápido incidente acaba por manchar aquela peça de couro ou de camurça, seja uma bolsa, sapato, casaco ou outra peça de roupa, e o pior, e quase sempre em um local à vista e que não tem como disfarçar ou ocultar.

A saída é retirar a tal da mancha. E é o que vamos indicar para você, algumas dicas de como fazer isso.

Uma mancha bem comum é a de caneta esferográfica, aliás, não só em peças de couro.

A primeira medida, mais segura, a ser tomada, é “apagar” a mancha delicadamente com um lápis borracha, depois passe uma escova de cerdas macias e se notar a mais leve alteração hidrate com um pouco de glicerina.

Se não sair, molhe um cotonete com um pouco de bicarbonato de sódio úmido e faça leves movimentos, sem esfregar. Nesse caso é importante a leveza e insistência, mas, se mesmo assim não retirar, a saída é uma pequena fórmula simples e mais eficiente: 1colher de glicerina com 2 colheres de álcool. As medidas serão proporcionais ao tamanho da necessidade ou do tamanho e numero de manchas, se uma colherinha de chá ou maior.

Depois destes procedimentos de retirar a mancha, é recomendável hidratar o local.

Como disse acima. O segredo para não danificar a sua peça é, sobretudo a leveza nos movimentos sobre a mancha. Entretanto se ela resistir, mesmo e considerando o valor de uma peça de couro, um casaco, por exemplo, busque os serviços de um profissional.

Um lembrete muito importante é fazer um teste em uma parte interna, e não visível, da peça para se certificar se a fórmula não vai danificar o couro.

Se a mancha for em peças de camurça, a recomendação principal é escovar com uma escova limpa – existem escovas próprias para escovar camurça – mas, você pode utilizar uma escova de dentes macia e descartada. Faça isso levemente e em um único sentido.

A segunda opção e proceder como no caso anterior, do couro, e tentar “apagar” a mancha com um lápis borracha observando, também, o procedimento no caso anterior: leveza e um único sentido na hora de ‘apagar’ ou esfregar sobre a mancha.

As peças de camurça, sobretudo sapatos e bolsas, são mais propensas e sofrerem ‘acidentes’, logo, convém ser tratadas com cuidado e devem periodicamente receber um trato com uma escova para garantir a sua aparência e beleza.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.