segunda-feira

Como fazer você mesmo um tijolo cru ou adobe

O adobe é um dos mais antigos materiais de construção embora ainda seja muito usado, sobretudo em locais mais secos e quentes, que são as condições ideias para o seu uso.

Ele tem um baixo custo, sobretudo de energia, já que só utiliza a terra crua e fibras naturais como o esterco de gado e a palha, sendo moldados manualmente em formas rústicas e secos ao sol.

Neste passo a passo na sequência de imagens você vai conferir como fabricá-lo facilmente.  

Clique nas imagens para ampliar
Uma observação a ser feita e que não está no passo a passo nas imagens, é a conveniência de se adicionar à massa, como aditivos, o esterco de gado, de preferência fresco, que lhe dá uma estabilidade química – mais consistência na estrutura – e o capim que lhe dá estabilidade física, evitando as fissuras e/ou rachaduras, sobretudo enquanto está secando.
 
Outra observação é sobre a forma. Nesta imagem abaixo você tem um modelo que pode ser mais prático por ter abas nas extremidades o que torna o seu manuseio mais fácil.
Você, também pode fazê-la dupla, ou seja, para fazer dois adobes ao mesmo tempo.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.