segunda-feira

Como fazer para evitar e/ou curar a famosa unha encravada


Ela vai além de um mero desconforto ou dor localizada chata. Ela, a depender do estagio em que esteja, pode inviabilizar o uso de sapatos e até mesmo dificultar algumas atividades físicas e, com o agravante que seu estado ‘só se agrava’.

É como se a unha ‘pirasse’ e começasse a crescer, também, nas laterais e a ocupar espaço ‘carne adentro’ de seu dedo.

Um fator que costuma estimular esse crescimento desordenado das unhas – a unha encravada – é o sapato apertado, quando, a bem da verdade, ela, a unha, fica sem opção e acaba enveredando pelas laterais e perfurando o seu dedo, provocando a famigerada inflamação.

Logo, para evitar siga estas dicas

  - Evite os sapatos apertados 
  - Cortes as unhas de forma adequada, deixando-as retas para que os cantos não tenha a oportunidade de se aventurarem nas laterais.

Se já estiver com ela, a dita cuja:

  - Primeiro siga corretamente, e sem interrupções, o tratamento recomendado.
  - Adquira o hábito de ficar algum tempo descalça (o) quando em casa, para dar uma arejada e evitar o clima – quente e úmido – que as tais bactérias adoram. 
  - Use o alicate para aparar, com cuidado para não tirar demais e ferir, as cutículas.

Se for ao médico ele vai ‘extrair’ a sua unha. Simples assim... Mas, se quiser alternativas mais suaves, existem vários tratamentos naturais que dão conta do recado, e ‘sem traumas’.

Compressa de água salgada

Prepare uma solução de água morna e sal e deixe o pé de molho por cerca de 20 minutos antes de deitar. Em seguida enfaixe o dedo ainda molhado e deixe até o dia seguinte. Isso vai suavizar a pele na parte afetada e o problema vai se atenuar até desaparecer.

Limão

Esfregue limão na área afetada varias vezes ao dia. À noite enrole uma fatia fina de limão na área afetada usando uma gaze e isso vai suavizar bastante a área e na manha seguinte vai encontrar a unha liberada.

Alho

Esfregue um dente de alho levemente amassado na área afetada, pois ele tem um efeito bactericida e elimina a infecção, isso além de, também, suavizar a parte endurecida do dedo. O mesmo pode ser feito com a cebola que tem efeitos idênticos ao do alho.

      Obs. Uma recurso adicional que ajuda a reduzir a pressão nas laterais da unha é raspar de leve a unha no sentido da base para frente, a partir do meio, o que vai reduzir a pressão de crescimento nas laterais, e por si só vai dar uma grande força ao seu tratamento.

Mas, atenção, uma ‘raspadinha leve, mesmo! Pois, do contrário a sua unha vai se ‘amontoar’ no centro e cair.

Então, se seguir estas regrinhas e recomendações com critério, você vai ‘se livrar’ do problema facilmente.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.