domingo

Como fazer para aproveitar algumas propriedades pouco conhecidas do vinagre

Os usos culinários do vinagre já são velhos conhecidos de toda dona de casa, entretanto, o seu uso como produto de limpeza não chega a ser tão comum assim.
Nos itens abaixo vai conferir alguns usos onde ele pode ser imbatível no trato com a sujeira, já que tem uma alta concentração de ácido acético – desinfetante – que atua tanto para desengordurar como eliminar odores e, ainda, dar brilho.

O vinagre é um bactericida natural, usado como base em muitas soluções de limpeza. E não é tóxico.

Antes de começar você deve se certificar se o vinagre que vai utilizar seja mesmo de fontes naturais, a cana de açúcar – já que existe o sintético de origem no petróleo – e dê preferência ao branco.

  1 – Desinfetar

Para preparar uma solução desinfetante em casa, dilua 1 parte de vinagre em 4 partes de água e use em qualquer lugar onde possa haver germes, como mesas, bancadas, ou objetos pessoais como teclados, telefones e controles remotos.

  2 – Limpar o banheiro

Na hora de lavar o banheiro, despeje um copo de vinagre nas paredes internas do vaso sanitário e deixe agir por uma hora. Depois, use uma escova para remover os resíduos e dê descarga. A solução ajuda a desinfetar e desodorizar o ambiente.

  3 – Desentupir ralos

Quando os ralos entopem, o vinagre é a solução. Despeje 1/2 xícara de bicarbonato de sódio direto no ralo e, em seguida, 1/2 xícara de vinagre. Aguarde até fazer uma espuma. Quando essa espuma começar a diminuir, jogue um litro de água fervente. A operação pode ser repetida quantas vezes forem necessárias.

  4 – Remover resíduos

Remover um adesivo sempre deixa a superfície com resíduos de cola. Para eliminar os resíduos completamente, basta limpar a superfície com um pano embebido em uma solução de vinagre e água.

  5 – Remover manchas

Algumas manchas são difíceis de tirar. Mas borrifar uma mistura de 1/2 xícara de vinagre branco, 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio e 3 xícaras de água sobre a roupa manchada, antes de lavá-la, ajuda a remover a sujeira de uma forma natural.

  6 – Recuperar folhas verdes

Na hora de preparar a salada, utilize o vinagre para recuperar as folhas verdes que às vezes ficam murchas. Basta mergulhá-las em uma vasilha com 2 xícaras de água fria e 1/2 colher de chá de vinagre para trazê-las de volta à vida.

  7 – Refrescar o hálito

Sim, o vinagre, mesmo com um cheiro e um gosto fortes, ajuda a eliminar o mau hálito. Use duas colheres de sopa de vinagre e uma colher de sopa de sal diluídos em um copo de água para lavar a boca. É eficaz principalmente quando o mal hálito é proveniente do consumo de cebola e alho.

  8 – Amaciar pincéis

Quem faz trabalhos artesanais, como pintura, sabe que muitas vezes os pincéis ficam duros. Mas nem por isso eles precisam ser inutilizados. Se colocados em uma imersão de vinagre por cerca de uma hora, as cerdas voltam a ficar macias. Depois, basta lavar com água morna e sabão, e deixar secar normalmente.

     Experiência pessoal: Recentemente estava cuidando do jardim quando fui picado no braço por um maribondo, daqueles grandes e pretos conhecidos como “maribondos de fogo”, e com a dor forte veio um inchaço quase que instantâneo.

Coloquei um pouco de vinagre branco na mão em concha onde ‘mergulhei’ o ponto afetado. Depois de algum tempo, uns 5 minutos, esfreguei o vinagre no local quando constatei que não só a dor como o inchaço tinha desparecido 
completamente.

Com informações de dicasdemulher

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.