quarta-feira

Como fazer para promover uma educação musical de seu filho

A música, e o seu aprendizado, sempre pareceu, apenas, uma questão de gosto ou influencia de algum adulto próximo, inclusive o habito de ouvir, de curtir, ficando apenas como uma coisa aleatória onde o tal gosto surge não se sabe de onde, se é que surge.

Entretanto, o estudo da musica e o cultivo do hábito de ouvir é mais do que uma mera diversão, tanto é que foi incluído como disciplina obrigatória na Educação Básica, mas você pai/mãe, têm uma grande importância no desenvolvimento musical de seu filho.

Dê uma olhada abaixo e confira algumas vantagens bem prosaicas do belo hábito de estudar e ouvir musica.
"11 dicas para ajudar na educação musical de seu filho
A música passou a ser disciplina obrigatória da Educação Básica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 2011. Independente do ensino em sala de aula, há muito o que fazer em casa para desenvolver a aptidão musical de crianças (e de você, pai, também!). Aguçar mais os ouvidos, conhecer músicas novas ou até mesmo ir a shows e concertos são bons exemplos de como se aproximar da cultura musical, mesmo sem saber tocar um instrumento.

A importância do aprendizado musical se comprova cada vez mais. A fundação americana Dana, que realiza pesquisas sobre atividades cerebrais, publicou em 2008 um estudo que comprovou a relação entre o interesse de crianças por conhecimentos artísticos e o aumento de habilidades como concentração, memória e criatividade ao resolver problemas. Outro estudo, mais recente, lançado neste ano pela Universidade Federal de São Paulo, em parceria com o Instituto ABCD, mostrou que crianças que tiveram aulas de música melhoraram o desempenho em português e matemática, em comparação a um grupo que não teve as aulas.
Leia: 
1. Preste mais atenção aos sons ao seu redor
2. Cuide bem da audição (e dos ouvidos!)
3. Amplie o repertório musical
4. Relembre as músicas de sua infância
5. Não tenha medo da música erudita
6. Vá a apresentações, concertos e shows
7. Proponha o estudo de um instrumento
8. Leia mais sobre música - e estimule seu filho a fazer o mesmo!
9. Permita "brincadeiras sonoras"
10. Crie instrumentos com objetos do cotidiano
11. Reserve momentos para ouvir música 
"O estudo da música desenvolve muitas habilidades, como raciocínio lógico, coordenação motora, possibilidade de expressão e até sociabilização, quando se toca um instrumento", explica Berenice de Almeida, pianista e professora da Escola Municipal de Iniciação Artística. Além de tudo isso, é muito prazeroso quando temos a chance de escutar, dançar, cantar ou até mesmo tocar uma música. Pensando nisso, que tal seguir essas dicas para tornar a música ainda mais presente na vida de sua família?

Como vê, em que pese a divulgação sistemática da musica só como entretenimento, como falamos acima, ela é, também, um grande fator de desenvolvimento cognitivo e intelectual.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.