domingo

Como fazer para instalar e/ou se certificar se o seu botijão de gás ‘vai bem obrigado’

É uma ‘figurinha carimbada’, como se diz, e se encontra em todos os lugares. Entretanto, acidentes não são tão raros assim, logo não custa dar uma olhada se tudo está ‘nos conformes’, como se diz, observando estas recomendações do Corpo de Bombeiros e de órgãos competentes.

Como sabe, é um derivado inflamável do petróleo o que exige todo cuidado em seu uso ou manuseio. Como originalmente é inodoro, sem cheiro, foi-lhe acrescentado um cheiro, o de enxofre, para facilitar o nosso controle. Não precisa lembrar que ele pode se fatal, ou seja, mata, mesmo, daí a necessidade de tomar algumas precauções.

De uma olhada!
1)    Local da Instalação:
Antes de escolher o local para instalar o botijão de gás, os cuidados começam com o espaço da cozinha destinado ao fogão. É fundamental que ele fique longe de correntes de ar ou que janelas e portas estejam fechadas enquanto ele estiver em uso. O vento pode apagar a chama e causar vazamentos. Já o botijão deve estar longe de umidade, chuva e sol. Descarte guardá-lo no armário da pia ou no porão, já que o gás não pode ser instalado em local fechado. Não deixe também próximo a outros produtos inflamáveis e fontes de calor. Outro detalhe importante são as mangueiras: nunca passe a mangueira por trás do fogão. O calor danifica o plástico, derretendo ou provocando rachaduras e possíveis vazamentos.
2)    Normas de instalação:
Lembre-se que o gás de 45 ou 90 quilos deve ter instalações centralizadas, seguindo as normas da ABNT, e em ambiente externo. Mora em apartamento? Fique atento com o registro de gás. Ele deve ser fechado sempre que o gás não estiver em uso.
3)    Segurança no botijão:
O registro abre e fecha a passagem de gás. Por isso, sempre que não estiver em uso, mantenha fechado para evitar acidentes. Em caso de vazamentos, procure fechá-lo imediatamente. A mangueira deve ser de plástico PVC transparente e com o prazo de validade visível. Na hora da troca, utilize sempre as duas mãos. Nunca faça com outras ferramentas e equipamentos.
4)    Atenção para a compra:
Na hora de comprar o gás, preste atenção na distribuidora. Verifique se o caminhão que fará a entrega e o botijão possuem selos de identificação. Se o lacre vier violado, recuse o produto. Botijões muito amassados e enferrujados também devem ser descartados.
5)    Na hora da troca:
Faça a troca do botijão assim que você perceber que a alimentação das bocas estiver deficiente. Atenção: nunca vire ou deite o recipiente. Os resíduos de gás que ainda se encontram no interior do botijão podem provocar acidentes.  Na maioria das vezes, são os próprios vendedores que trocam o gás. Por isso, sempre faça a troca com empresas de confiança e identificando, em seguida, se a instalação foi bem feita e se não há vazamentos.
6)    Identificando vazamentos:
Se você achar que tem vazamentos no seu botijão, um teste simples e rápido é bem eficiente para detectar riscos. Pegue uma esponja de louça e aplique sabão. Esfregue na borboleta de conexão e observe a reação. Se começar a formar bolhas nessa espuma é sinal de que há vazamento. Entre em contato imediatamente com sua fornecedora de Gás. Em casos mais graves, acione o Corpo de Bombeiros.
7)    Acendimento seguro:
Na hora de acender o fogão ou o forno, abra o registro e sempre risque o fósforo antes de mexer na boca. Girar o botão antes faz com que o gás seja liberado imediatamente, o que pode ser perigoso. Se ocorrer um vazamento enquanto o fogo estiver acesso, feche imediatamente o registro, se possível. Procure afastar as pessoas do local, desligar a chave geral da eletricidade e chamar por ajuda, ligando para o Corpo de Bombeiros de sua cidade.

Seguir esses conselhos é fundamental para ficar sempre tranquilo e garantir a proteção de sua família.

E você, tem mais uma dica sobre segurança com gás para compartilhar?


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.