sexta-feira

Como fazer para cultivar certos hábitos/atitudes essenciais ao sucesso em sua atividade

Os hábitos acabam por moldar a nossa personalidade, as nossas vidas. Há mais de dois mil anos um cara bem conhecido disse algo a respeito, foi o Aristóteles: “somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas, um hábito”.

‘Estudiosos’ costumam afirmar que existe uma lista de hábitos que podem dar uma grande força nas pretensões de quem deseja se aproximar mais do sucesso em algum empreendimento.

Ou seja, alguns ‘bons’ hábitos, por si só já facilitam o processo.

Não custa conferir:
- Acorde cedo
A ciência atesta. Segundo pesquisas as pessoas bem sucedidas não dormem até tarde. Esta é simples, não?
- Tenha um planejamento
Pessoas de sucesso sabem da importância de ter metas bem definidas, sejam diárias e até mesmo nos fins de semana.  Tem um cara conhecido que disse algo sobre isso. Foi o Benjamin Franklin. Segundo este item não dá para deixar o dia rolar, assim, solto.
- Não queira fazer tudo ao mesmo tempo
Segundo esse principio, é preferível estabelecer uma ou duas metas ou desafios por dia e assim garantir a produtividade ótima, do que se sobrecarregar de vários compromissos e desafios com baixo nível de eficiência, produtividade ou mesmo falha.
- Tenha tempo para hobbies
É uma dica de efeito previsível, não é verdade? Um hobbie dá um grande “refresco” para a mente, funcionando como um verdadeiro relaxamento e/ou revigorante na retomada de suas atividades.

Tem pessoas famosas que cultivam hobbies inusitados, como o da atriz Meryl Streep, por exemplo, que faz tricô em seus momentos de folga.
- Encontre tempo para a reflexão
Segundo afirma o Bill Gates, da Microsoft, estes momentos são crucias tanto para comemorar os sucessos como para aprender com as derrotas. Os fins de semana com atividades suaves, como o seu hobbie, por exemplo, são uma boa oportunidade para isso.
- Exercite-se antes de iniciar suas tarefas
É uma atividade que ‘dá um trato’ no estresse com efeitos prolongados ao longo do dia. Pode ser yoga, natação ou uma boa corrida.
- Trabalhe sua criatividade escrevendo
É, escrevendo! Estudos demonstram que escrever um pouco todos os dias traz resultados ótimos, que vão reverter em desenvolvimento de sua criatividade, item essencial no sucesso em qualquer atividade.

Faça um pouco todos os dias. Porque não um blog pessoal? Eles são fáceis e gratuitos. Já que os diários, mesmo não íntimos e pessoais, pelo visto, caíram de moda.

A não ser que sua atividade seja literária, blogueira, jornalística ou coisas do gênero.
- Convivência efetiva com sua família
Se envolver em atividades familiares, domésticas mesmo, tipo café da manhã juntos, cuidar das necessidades de seus filhos pequenos, tipo vesti-los, alimentá-los.  Pode parecer perda de tempo, mas não é. Segundo especialistas, isto lhe dá um ‘lastro’ fundamental de equilíbrio e paz essenciais em suas atividades ao longo do dia.

Como vê, não é nada de tão complicado assim e que não possamos fazer ou incorporar ao nosso cotidiano, com resultados que vão muito além do exercício profissional, não e verdade?

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.