sábado

Como fazer um sistema coletor de água de chuvas usando as calhas do telhado

A ideia não é nova, é histórica, milenar, já que a água nunca foi, assim, tão disponível em todos os lugares e para todo mundo, pelo menos não na medida necessária, logo, a chuva sempre foi “uma mão na roda”, como se diz. É só criar um sistema de captação e armazenamento da chuva para garantir água por um bom tempo.

Logo, a depender da forma como capta e armazena, vai ter água potável de qualidade para muitas funções em casa.

O telhado é um coletor ‘natural’ daí é só conduzir esta água para tambores ou tonéis de plástico, de preferência, pois facilita a conservação.

A calha que visa conduzir a água do telhado até o tonel/tambor deve fazer isso a rigor, ou seja, levar a água até a ‘boca’ do tambor, já que se ela – a água – simplesmente ‘cair’ do telhado os seus respingos podem umedecer seriamente a parede adjacente, comprometendo a sua conservação e provocando umidade, e mofo, no ambiente contíguo.

O ideal é que esta coleta seja feita em vários locais – sobretudo se os reservatórios não forem grandes – ou pontas, do telhado ou que a parte final da calha que conduz a água até o tonel seja, de alguma maneira, móvel para permitir o seu deslocamento para outro tonel proximo assim que o anterior esteja cheio.

Se o seu telhado já não tem uma calha que possa utilizar, talvez adaptar, você pode estudar o telhado – o local que recebe mais água e que tenha uma caída adequada – e instalar uma calha nesse lado, já a adaptando para a coleta da água.

As calhas são feitas com metal galvanizado, PVC ou mesmo o zinco. Veja o que melhor se adapta a sua situação (e bolso).

Lembre-se que vai ter que utilizar um “coador” na boca do tonel/tambor, para reter resíduos sólidos do telhado que virão com a água. Pode ser duplo, tipo um de tela sintética bem fina e logo abaixo um de algodão grosso tipo tecido de saco, que vai garantir uma água limpa e livre de detritos.

Como vê, é um sistema que garante um bom aporte de água boa e barata, que pode ser utilizada tanto na cidade como em chácaras e sítios, quando, nestes casos, pode utilizar reservatórios maiores, tipo um tanque semi-subterrâneo de cimento, por exemplo, com uma capacidade bem maior de armazenamento da água preciosa.

É isso, mãos à obra!

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.