terça-feira

Como fazer para manter naturalmente a sua casa fresca nesse verão

Todo verão é a mesma coisa. Muito calor!

Se bem que o calor, também, tem dado o ar da graça fora de seu período de domínio, o verão, e acaba por nos pegar meio que desprevenidos.

Claro que tem lá os recursos ou parafernálias eletroeletrônicas que prometem dar um trato na coisa, mas, que, também costumam dar um trato em nosso bolso, tanto por eles em si mesmos, como com a conta no final do mês.

Logo, não custa dar uma olhada em algumas medidas simples que vão deixar nossa casa mais maneira para fazer uma recepção ao calor. Ou mesmo para atenuar a rebordosa da conta no final do mês.

Então, vejamos!

Áreas externas

Um item muito importante para manter um clima mais ameno em sua casa, sobretudo, no verão, é evitar a excessiva pavimentação de aéreas externas, fazendo o possível para deixá-las livres do cimento, e mesmo que lhe deem algum trabalho na manutenção e cuidado, destas áreas verdes – gramando e plantas –, ‘este trabalho’ em si mesmo é um lazer, um fator anti-estresse e vai trazer­-lhe bem mais conforto.

Pegando pelo fio da meada, o hábito de cultivar plantas, também, em vasos e floreiras dentro de casa, contribui para criar um micro clima mais ameno, graças ao seu metabolismo, que mantém certa umidade no ambiente e favorece a circulação de ar.

Janelas e portas

As janelas são, hoje, quase que de forma predominante de vidro, tanto em casa ou apartamentos, o que além das vantagens de privacidade quando abertas – as tipo basculantes – durabilidade e iluminação, trazem, também, a desvantagem de transformarem um ambiente em um forno, já que funcionam como coletores de luz e calor externos e deixando a casa meio que como uma sauna, notadamente no verão quente.

Já que trocar é quase sempre inviável, a saída é mantê-las abertas por mais tempo possível para garantir a circulação do ar, mesmo, ou, sobretudo, à noite.

Estofados e poltronas

Outro item muitas vezes pouco considerado em casa e que adiciona mais calor e desconforto nas noites quentes, é o revestimento dos estofados. Provavelmente a opção foi por uma medida mais pratica de limpeza e manutenção ele é, quase sempre, de ‘plástico’ ou material sintético. Isso funciona como uma verdadeira ‘trempe’ (de forno) nas noites quentes.

Logo, o ideal é substituí-los por tecidos naturais, bem mais amenos e confortáveis.

Iluminação

A iluminação à noite. O excesso de iluminação, sobretudo, com as tradicionais lâmpadas incandescentes, também contribui para elevar a temperatura ambiente. O ideal é, na medida do possível, reduzir as lâmpadas acesas ou mesmo pensar em substituí-las por lâmpadas frias.

Cortinas

É comum o uso de forros escuros nas cortinas, ou mesmo o velho “blackout”, em nome da privacidade ou de manter um ambiente mais resevado e escuro.

Entretanto, com a chegada do verão, o ideal é que a “coisa” fique mais leve. Uma cortina com tecidos naturais com a estrutura vazada, tipo renda, e um forro de tecido claro e fino ou leve.

Mas, mesmo assim em noites mais quentes, o mais desejável é que mantenha tudo isso recolhido, ou seja, as janelas abertas e livres das cortinas para a circulação do ar. É claro! Desde que os fatores segurança e privacidade o permitam.

Decoração e ambiente

Finalmente um ponto que poucos observam é a manutenção de alguns itens de decoração no ambiente que favorecem um aconchego pouco ‘bem vindos’ no verão ou calor.

São os tapetes, almofadas, cobertores e mantas – provavelmente já fora do uso –, objetos de pelúcia e outros detalhes de decoração que ficam por ali e contribuem para manter um clima de sauna no ambiente, notadamente nos quartos ou em ambientes de mais permanência e circulação.

Então, é isso! Como viu, não é nada de tão complicado assim e o resultado vai ser satisfatório.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.