sábado

Como fazer para dar uma organizada em alguns pequenos serviços na cozinha

A cozinha, como a casa como um todo, sempre apresenta alguns desafios interessantes no cotidiano, que não custa nada dar uma olhada em algumas novas ideias para agilizar e até facilitar todo o processo que implica em uso, limpeza e reorganização do espaço, isso sem falar em outro item, que seria a estética ou beleza.

É o que vai conferir nos itens abaixo.

   "Paninhos multiuso e outros curingas para uma cozinha limpa e funcional

 

Panos multiuso

Uma solução prática e realmente útil para a higienização da sua cozinha são os panos de microfibra. Este tipo de material dispensa o uso excessivo de produtos de limpeza – que podem ser nocivos – além de absorverem melhor a sujeira sem soltar fiapos ou riscar móveis e eletrodomésticos. Mas atenção, não deixe os panos úmidos sobre a pia, eles tendem a criar micróbios.

Não deixe utensílios expostos


Evite deixar aqueles tradicionais potes com várias colheres de pau, conchas e afins ao lado do fogão. O arranjo é realmente muito prático, mas está propenso ao acúmulo de gordura e a “pegar” cheiro, pois dificilmente serão limpos diariamente. Caso não haja gavetas suficientes, deixe o pote dentro de algum armário quando fora de uso.

Faxina pesada

Estabeleça pelo menos um dia na semana para fazer uma faxina geral na cozinha, daquelas para desencrostar a sujeira. O cuidado visa eliminar o acúmulo de gordura que as pequenas limpezas diárias são incapazes de remover e que demandam mais tempo e empenho. Nesse dia, dedique-se aos azulejos ou estabeleça qual parte dos armários será higienizada.

Tábua de madeira pode?

Utilize tábuas de vidro, bambu ou polietileno em lugar das de madeira, que proporcionam um ambiente ideal para a proliferação de microrganismos. Essas três alternativas são mais higiênicas e fáceis de limpar. Mas atenção: mesmo nestes casos, o ideal é separar uma unidade para carnes e outra para vegetais.

Água e sabão

Não utilize para higienizar pisos, bancadas e eletros produtos de limpeza que contenham ácido muriático (clorídrico) ou hidróxido de potássio (soda cáustica). Além de serem perigosos para a saúde, podem manchar e danificar as superfícies. Também não é recomendado o uso de sabão em pó, buchas ásperas ou produtos aditivados com limão, flúor etc., principalmente para limpeza de porcelanatos polidos. O ideal para a faxina segura é o duo água e sabão.

Remova a gordura


Para remover o excesso de gordura em fogões, fornos e coifas, provavelmente, vai ser necessário utilizar um desengordurante voltado especificamente para esse fim. Aplique o produto com panos de microfibra ou outro material macio e evite as buchas grossas, elas podem riscar as superfícies.

[Fontes: Adalva Gonçalves, química; Fernanda Ribeiro, gerente operacional da Limpeza com Zelo e Natalia Zanardi Ortiz, house organizer e autora do livro "Casa em Ordem".]


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.