quinta-feira

Como fazer para cuidar e conservar melhor o seu biquíni preferido

Se você finalmente encontrou aquele biquíni perfeito para o seu corpo e estilo, não custa dar uma olhada nestas dicas abaixo de como fazer para conservá-lo e garantir-lhe uma vida útil em perfeito estado por bem mais tempo que o usual, ou, a bem da verdade, por tempo indeterminado.
"Economize no verão: 9 cuidados que aumentam a vida útil do traje de banho
Você encontrou o biquíni perfeito: ele é lindo, veste bem, valoriza seu formato de corpo e faz com que se sinta uma deusa das areias. Com os cuidados certos, sua roupa de banho favorita poderá permanecer dessa maneira por muitos verões.

"Não há um período preestabelecido de durabilidade uma vez que a vida útil da peça é influenciada diretamente pelos hábitos de uso e de conservação do consumidor final, bem como pelas condições em que a peça é submetida durante os ciclos de uso, lavagem e secagem", explica Beni Waiswol, diretor da Salotex Indústria Têxtil, de São Paulo. Você provavelmente já sabe que não deve guardar seu traje molhado, que estender ao sol contribui para o desbotamento e que torcer na máquina pode danificar o tecido. Mas nunca é demais conhecer estratégias que farão com que você não precise investir em novos modelos a cada temporada. 

Veja a seguir:
Lave a peça após o uso
Mesmo que você não tenha entrado no mar ou dado um mergulho na piscina, seu biquíni precisa ser lavado. "É importante lavar as peças mesmo que não tenham sido molhadas pelo simples fato de que o suor pode contribuir para desbotamento e o surgimento de manchas", alerta Sandra Kim, estilista de São Paulo. A lavagem elimina produtos químicos e substâncias que prejudicam as fibras delicadas do top ou calcinha. "Água salgada, cloro, suor, óleo de bronzear, protetor solar, sujeira e areia danificam os tecidos", complementa Cristina Sant'Anna, professora de Pós-Graduação em Moda e Criação na Faculdade Santa Marcelina e consultora em Gestão Estratégica de Design e Moda, de São Paulo.
Cuidado com o uso de pregadores
A pressão exercida do pregador sobre o tecido enquanto ele seca no varal pode marcar a peça definitivamente. A proporção do dano varia conforme o tempo e a intensidade da constrição, mas é fácil evitar que o biquíni fique deformado pelos pregadores. "Eles devem ser colocados próximo de costuras ou alças", comenta Marina Dias, porta-voz da marca de moda praia Blue Man, do Rio de Janeiro. Uma alternativa mais segura é colocar as peças horizontalmente entre duas toalhas secas e pressioná-las suavemente para que absorvam o excesso de água. "As peças não devem ser deixadas em demasia entre as toalhas e devem secar sobre uma superfície plana, em área ventilada e na sombra para não desbotar", alerta Cristina Sant'Anna.
Não abuse do alvejante
Embora os tecidos utilizados para confecção de trajes de banho sejam compostos por fibras sintéticas com alta resistência, alguns materiais são mais sensíveis a determinados compostos químicos, principalmente o cloro. "Ele interfere diretamente na vida útil de uma peça, porque os tecidos de maiôs e biquínis, que normalmente são de poliamida ou poliéster --exceto forros--, têm com filamentos de elastano", explica Marcelo Gomes, coordenador de setor de qualidade da empresa têxtil TexPrima, em São Paulo. O resultado a longo prazo é o comprometimento dessa estrutura responsável pela maleabilidade, além de um possível aparecimento de manchas amareladas.

Por Danielle Cerati/UOL

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.