segunda-feira

Como fazer para sair do sufoco financeiro e racionalizar suas contas este ano

Mesmo que sua situação financeira não esteja lá um sufoco, não custa dar uma olhada nestas dicas e conhecer regrinhas básicas que vão lhe ajudar a dar uma racionalizada nas finanças, que, como todo mundo, e em todo mundo – diga-se de passagem – encontra-se em um período meio delicado, em um cenário de autêntica crise econômica mundial, diga-se de passagem.

Logo, a ideia é evitar que ela, a crise, em sua versão ou desdobramento local não o pegue pelo pé e o deixe em maus lençóis. É simples!

As dicas foram meio que direcionadas às mulheres – grandes agentes das compras, e finanças, na casa – mas, tudo de bom para você, também, que não tem uma mulher no posto.

Confira:
"Atitudes para sair do sufoco este ano
1) Anote todos seus gastos

Para não perder a linha, faça uma planilha de orçamento. Com ela, dá para visualizar com clareza todos os seus ganhos e gastos ao longo do mês. Primeiro, confira os três tipos de despesas:

As fixas – você tem todo mês e com o mesmo valor, como aluguel ou escola das crianças.
Fixas com valores variáveis – também ocorrem todos os meses, mas o valor varia, como as contas de água, luz e telefone.

As arbitrárias – são as mais perigosas! É tudo aquilo que não estava planejado e, que de pouquinho em pouquinho, fazem uma enorme diferença, como restaurantes, cabeleireiro, roupas… Para não gastar além da conta, estipule uma quantia mensal para esses extras, saque-a no começo do mês e administre o valor com cuidado. Quando acabar, acabou!

Ponha na planilha tudo o que vocês ganham no mês (receita) e, depois, posicione os dois tipos de gastos fixos (despesas) no topo.

2) Limpe o armário

Patricia Lages, autora do livro Virada Financeira, cita pesquisas que mostram que as mulheres gastam em média a metade do que ganham em roupas, acessórios, sapatos etc.

Em tempos de crise, não dá, né? A dica é tirar do armário tudo o que não usa mais, e doar ou fazer um bazar entre as amigas (pode vender ou trocar por outras peças). Com o guarda-roupa menos entulhado, você vai encontrar coisas que nem lembra de ter comprado um dia!

3) Use uma agenda

Você pode duvidar, mas ter uma rotina organizada não ajuda somente a lembrar dos compromissos. Faz com a gente consiga pensar com mais tranquilidade e encontrar soluções para sair das dívidas. É que a sensação de ter tudo sob controle diminui o estresse e ansiedade.

Continue lendo aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.