domingo

Como fazer para deixar sua tábua de passar roupas de cara nova

Preservar “a cara” de uma tábua de passar roupas por muito tempo é, simplesmente impossível, não é verdade? Parece que “um monte de coisas” conspira para que ela vá ficando com aquela cara, que até hesitamos em colocar alguma roupa mais transada, sobretudo se for nova e clara, sobre ela para passar a ferro.

Então, o que fazer para garantir a sua longevidade e funcionalidade por mais tempo ou por tempo indeterminado e com a cara boa?

Tem aquelas medidas rápidas que funcionam, mas, que, a depender da forma comprometem tanto a funcionalidade como o visual. São as famosas capas, inclusive as térmicas.

A ideia é comprar uma exatamente do tamanho de sua tábua, tire as medidas exatas antes de ir às compras, e fixá-la bem justinha para não atrapalhar na hora de passar com suas folgas e dobras, além de ficar feio se deixar 'aquilo' amontoado sobre ela.

Entretanto, se quiser uma solução definitiva, é só colocar uma capa fixa. Se for sua opção, o ideal é que retire, com todo o cuidado, a capa velha – suja ou rasgada/queimada – e pregue a nova.

Vai precisar do tecido. O ideal é o “aflanelado”, por ser de algodão, macio, e um pouco mais grosso do que o tecido convencional.

Para fixação, o recomendável seriam os tais grampos de tapeceiro com o respectivo grampeador, mas, como eles não andam dando sopa por aí e nem vai comprar um só para este 'servicinho', temos uma alternativa viável.

São as taxinhas de metal que encontra fácil nas casas do ramo. Compre as tachinhas de tamanho médio. Converse com o vendedor sobre o que pretende fazer com elas.

Daí só vai precisar de um martelo.
1. Corte um retângulo de tecido do tamanho da tábua mas deixe uma margem de uns 6 cm para cada lado.
2. Apoie a tábua numa mesa ou no chão, de “barriga pra baixo”, centralizada no tecido.
3. Dobre as margens para dentro fazendo uma bainha, para evitar que o tecido desfie.
4. Vá pregando ao longo da borda, tomando o cuidado para manter o tecido bem esticado, sem dobras. Mantenha um distancia considerável entre as tachinhas, de maneira que o tecido não corra o risco de se soltar ou folgar com o uso.
Periodicamente se certifique que o tecido esteja bem esticado sobre a tábua, na área que interessa, evitando dobras, e embaixo qualquer tipo de folga.

Pronto!

Sua tábua de passar está novinha e pode até “desfilar” sem ter que ficar escondida atrás das portas quando chega uma visita.
  
Em tempo:
1_Uma ideia adicional é você comprar uma capa térmica e utilizar toda vez que for passar uma grande quantidade de roupas;
2_ Não deve deixar a tábua aberta, e exposta, quando não estiver usando. É um chamariz para receber todo tipo de objetos que, rapidinho, vai sujar, detonar a sua capa nova, e assim até comprometer a função dela para passar algumas peças de roupas mais delicadas.
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.