sexta-feira

Como fazer uma bela mesa com uma bobina de cabo

Como pode ver na imagem esta ideia vai além de muitas outras semelhantes de aproveitamento de bobinas de cabo em móveis versáteis e bonitos.

É que ela adiciona um detalhe aos já existentes, que é a “escultura” do pé. É isso, a escultura do pé, já que antes o pé significava a própria preservação de parte integral da bobina, como pode ver nesta imagem abaixo. 
Ao examinar a bobina vai constatar que os dois extremos são formados por dupla camada de madeira, detalhe que vai garantir a estabilidade da estrutura, que, como sabe é pesada. Para isso, ao cortar, esculpir o pé, cerifique-se que escolheu as áreas mais firmes e intactas antes do corte, e mesmo assim reforce a estrutura com cola e parafusos, caso sinta que pode ser uma boa ideia.

Use a serra tico-tico para fazer o corte e garantir a curvatura e os cantos arredondados nos pés, como vê na imagem. Se não tem serras de tamanho suficiente para o corte das duas camadas de tábuas, procure no comércio especializado – onde vendam ferramentas – para adquirir a serra apropriada para garantira a qualidade do corte e a preservação da madeira. Meça a espessura exata das tábuas juntas que vai cortar, e com este dado em mãos informe-se com o vendedor antes de comprar.

Da mesma madeira, os retalhos que sobrarem, corte os quatro quadrados que completarão os pés, como pode ver na figura. Cole e parafuse para se certificar que vão aguentar bem a estrutura da mesa, no que se refere a peso, estabilidade e equilíbrio.

A depender do piso onde for colocá-la, você pode revestir os pés com algum material, tipo retalhos de carpete, por exemplo, para se cerificar que não vão danificar o seu piso em caso de ser arrastada, outra opção é colocar rodinhas de tamanho maior para aguentarem o peso – veja com o vendedor na loja antes de comprar –, para isso o ideal é que leve, também, o peso da bobina.

Para completar a sua obra-prima, lixe, dê-lhe uma mão de verniz ou tinta em cor de sua preferência e faça o revestimento em retalhos de azulejos, formando mosaicos, como mostrado na imagem acima, que você confere o como fazer, aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações


*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.