quarta-feira

Como fazer para usar funções extras muito úteis do versátil algodão

Uma ideia recorrente é a descoberta da grande variedade de usos de objetos ou substâncias de todo tipo além de suas funções originais, estabelecidas, o que é, sempre, uma boa coisa, já que são produtos que normalmente temos em casa para seu uso específico e que vai quebrar “grandes galhos” em nosso cotidiano.

Neste caso, a lista abaixo vai além do seu velho e indispensável papel – até certo ponto não original – na remoção de esmalte, maquiagem e limpeza de pele.

Como já descobriu, é o algodão. É o que vai conferir no texto abaixo.
  • Cheiro bom na geladeira 
     
    Para evitar aquele típico cheiro de geladeira, molhe bolinhas de algodão com extrato de baunilha e coloque-as, dentro de um copo, no interior do aparelho, um cheiro bom que vai se propagar por todo a cozinha.

    Mas, é bom lembrar que um cronograma regular de limpeza é o melhor para a sua geladeira.

  • Ajudar a retirar pontos de mofo no banheiro
     
    No banheiro, principalmente no box, sempre aparecem pontos de mofo, devido à umidade. Mergulhe bolinhas de algodão na água sanitária e coloque nos pontos de mofo. Deixe ali por algumas horas. Depois é só retirar e enxaguar com água morna. É o que vai dar mais agilidade a seu programa de limpeza do banheiro.

  • Afastar pragas de jardim 
     
    Molhe chumaços de algodão com vinagre branco e espalhe-os, dentro de copos, pelo jardim. O cheiro afastará algumas pragas.

  • Cheiro bom e refrescante na casa 
     
    Umedeça um pedaço de algodão em um perfume, ou óleo essencial e coloque no filtro do aspirador de pó. O perfume será liberado lentamente por onde passar durante a limpeza. Pense em algo bem suave para o resultado não ficar muito forte ou enjoado.

  • Evitar mofo em livros 
     
    Coloque pedaços de algodão embebidos no solvente terebintina próximo aos livros e renove-os a cada dois ou três meses.

  • Proteger suas unhas

    Isso quando for realizar tarefas domésticas como lavar louça ou roupas a mão. Coloque bolinhas de algodão por dentro das pontas das luvas de plástico. Assim, você evita o atrito da luva com suas unhas, o que preserva, também, a sua luva por mais tempo.

  • Cheirinho bom dentro da bolsa

    Pode pulverizar um pouco do seu perfume preferido numa bola de algodão e colocá-la dentro da sua bolsa. A substituição do algodão deve ser feita semanalmente.

  • Cheirinho bom no guarda-roupa

    Pulverize um perfume que você goste em um algodão e coloque dentro do guarda-roupa. Não esqueça de trocar de vez em quando para não deteriorar e ficar com cheiro ruim.

  • Limpar e guardar joias 
     
    Pedaços de algodão são ótimos para a limpeza de joias. Além disso, podem ser utilizados na hora de guardar esses pertences, entre uma peça e outra, evitando, por exemplo, que colares e pulseiras fiquem entrelaçados.

  • Ajudar no alívio de dores no dente 
     
    A dor de dente chegou na hora que o dentista não está disponível para atendê-la?! A dica é colocar uma bola de algodão embebido em uísque, extrato de baunilha ou óleo de cravo no dente e na gengiva.

  • Prevenir dores e evitar novos machucados nos pés 
     
    Não tem jeito, toda mulher tem ao menos um par de sapatos que, infelizmente, machuca seus pés! Mas se você quer continuar a usá-lo, uma dica é colocar uma bola de algodão sobre a ferida/machucado, e depois prendê-lo com um curativo adesivo. Isso vai evitar novos machucados e amenizar a dor.

    Mas, se continuar “pegando”, a saída e partir para outro: sapato, é claro!

  • Na decoração

    Ainda tem esta utilidade para dar um toque criativo e carinhoso em um quarto da criançada ou mesmo em uma festa infantil, fazendo muitas nuvenzinhas e conferindo um toque delicado ao ambiente.
Como pode ver, é um produto muito versátil e que funciona meio que como um coringa em nossas lides domésticas e pessoais, não é verdade?

Com informações da rede

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.