segunda-feira

Como fazer para utilizar os poderes especiais do café em outras funções inusitadas

O café, além de velha unanimidade geral, não só por aqui, é claro, tem lá suas funções extras, grande polivalência, que prometem dar uma força em outras atividades em nosso cotidiano.

É o que você vai conferir abaixo.
Eliminar o mau cheiro da geladeira
É uma situação difícil de '‘não acontecer’', por mais cuidados que tomemos. Os cheiros “extras” na geladeira. Ao mínimo vacilo e ele, o cheiro indesejável, está lá.

O café pode dar uma força, tanto em pó usado como em grãos. No caso do pó, você deve secá-lo inteiramente, no sol por exemplo, e coloque em um recipiente aberto na porta da geladeira que é o local onde há maior circulação do ar. Confira!
Limpar sujeiras difíceis
Na limpeza pesada. Em uma esponja umedecida com água e detergente, acrescente uma pequena quantidade da borra. É só esfregar bem por algum tempo e enxaguar em seguida. As manchas e gorduras serão eliminadas com facilidade.
Eliminar o mau cheiro das mãos
São cheiros inevitáveis para quem lida na cozinha: alho, cebola, coentro, peixe e carne. Para resolver isso, esfregue grãos de café com água morna, lavando em seguida, com água corrente e sabonete neutro.
Esconder riscos e arranhões. Quem móveis, quem diria?
São figurinhas indesejáveis, sobretudo em móveis escuros. São os tais riscos e arranhões. Para dar um trato, faça uma mistura forte da borra do café com água quente, ou seja, um super café de 2ª mão, e passe com um pincel ou cotonete sobre a área danificada. Se o super café de 2ª não der conta, faça um café forte de primeira, mesmo, ou seja, com o pó (original).
Acabar com o mau cheiro dos ralos
O ralo ou dreno de pia não raro aparecem com o meu cheiro característico. Para resolver este “contratempo mau cheiroso”, faça um “café forte” com a borra e despeje ao menos uma vez por semana, tomando o cuidado para que o excesso de borra não entupa o dito cujo. Talvez deva coá-lo antes.
Atuar na fertilização das plantas
É um fertilizante suave e poderoso para plantas. Entretanto deve-se evitar aplicar uma grande quantidade da borra diretamente no solo, até 100 gramas, – sem estar diluída – já que o café pode roubar todo o nitrogênio essencial para as plantas.
Chamariz das famosas e arredias minhocas para o jardim
Basta espalhar grãos de café torrado pelo jardim que elas logo começam a aparecer e dar um belo trato na terra de suas plantas, arejando, facilitando a absorção da água e “adubando” o seu solo.
O contrário do caso anterior, afastando algumas inimigas de suas plantas.
São as nossas velhas conhecidas pragas oportunistas e formigas. 
O café pode ser um bom repelente de larvas e outros insetos prejudiciais ao jardim, para isso polvilhe uma pequena quantidade de borra seca somente nas folhagens e na base das plantas.

Dica adicional. Para as formigas '‘domésticas” a saída é preencher “suas casas” e “seus cantos” com a borra úmida do café.
Educar o seu gato, e/ou do vizinho, a fazer suas necessidades no local adequado
Ou, pelo menos, no caso daquele vizinho, ou do vizinho, a não fazer no local inadequando. É só espalhar grãos de café torrado nos locais “inadequados” que ele caia fora. Busca outro lugar, é claro! O que vale para o seu, também, aprender a usar o local mais adequado.

Com informações de casa e jardim


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações


*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.