Na maioria das vezes elas são bem superficiais e deixam um esbranquiçado, que chama a atenção de longe comprometendo o visual do seu móvel. Mas, nestes casos o “dano” se resumiu ao revestimento, ao verniz ou similar e vai ser fácil corrigir.
Entretanto, se a mancha é escura o problema se complica porque o líquido foi além da superfície, além do revestimento e atingiu madeira. O trato fica mais difícil, mas, o mais importante é que, também, tem jeito.
É o que vai conferir com os procedimentos abaixo, como restaurar a superfície de seu móvel nos dois casos.
Para as manchas mais superficiais será suficiente você passar um pouco de lustra móveis ou o popular óleo de peroba, esfregando no sentido dos veios da madeira. Na maioria dos casos a mancha some imediatamente.
Se a mancha é mais resistente e não sair na primeira tentativa, tente novamente depois.
Se mesmo assim continua a resistir, é porque ele está mais profunda. Neste caso pegue um pano úmido e coloque sobre a mancha e passe um ferro quente, limitando-se apenas à superfície da mancha, por 10 minutos.
Feito isso, espere esfriar, confira o resultado e se satisfatório, faça o polimento com o lustra móveis.
Esta é a técnica que deve aplicar, também, nas manchas mais profundas e escuras, ou seja, em todas as manchas resistentes.
Se mesmo assim a mancha persistir, a saída será a sua remoção com uma lixa fina (Nº 320 e depois 400) limitando-se a lixar apenas a área atingida, e depois restaurar a superfície com um revestimento – verniz sintético ou o revestimento natural – a depender do que foi aplicado no restante do móvel.
Se o móvel é escuro e sem o brilho excessivo do verniz sintético, com um visual meio vintage, antigo, use o extrato de nogueira, um produto natural e eficiente, quando pode conseguir o tom adequado àquele do restante do móvel.
Você vai encontrá-lo em lojas de tintas ou casas do ramo. Para aprender como preparar e usar ou confira aqui.
É isso, a saída é como falamos no princípio, não fazer a tal da mancha, o que, convenhamos, não é fácil.
Se
gostou deste post subscreva o nosso RSS
Feed
ou siga-nos no Twitter
para acompanhar nossas atualizações
*
Follow @como_fazer
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante.
Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.