quarta-feira

Como fazer para escrever uma boa história curta usando 8 regrinhas básicas

Quase sempre quem nutre, mesmo que em segredo, o desejo ou sonho de ser um escrevinhador, já andou fazendo suas incursões por esta seara, mesmo que nunca tenha mostrado a quem quer que seja, ou tentado avaliar a coisa participando de um concurso qualquer.

O impulso inicial é manter a “coisa’ em segredo e esperando uma oportunidade, sabe-se lá pra onde, ou pra quando. E assim se fica, relativamente, exposto aos olhos, mesmo dos mais próximos, sempre rola certo incômodo, pois, não raro somos olhados como algo tipo perdedores de tempo ou sonhadores, entre aspas.

Já vi relato assim de um escritor que fora convidada pelo Festival Literário de Parati, quando falava sobre as suas agruras tanto em casa como entre os parentes e conhecidos.

Dê uma olhada abaixo nestas regrinhas e/ou sugestões que visam facilitar o “debut”.
"Oito regras para se escrever uma boa história

1  - Use o tempo de um completo estranho de tal maneira que ele ou ela não sinta que o tempo foi desperdiçado.

2  - Dê ao leitor ao menos um personagem pelo qual ele pode simpatizar.

3  - Todo personagem deve desejar algo, mesmo que seja apenas um copo de água.

4  - Toda sentença deve fazer uma ou duas coisas: revelar o personagem ou avançar na história.

5  - Sempre que possível, comece sua história pelo ponto mais próximo do seu final.

6  - Seja sádico. Não importa quão simpáticos e inocentes sejam seus personagens principais, faça coisas terríveis acontecerem com eles para que o leitor perceba do que eles são feitos.

7  - Escreva para agradar apenas uma pessoa. Se você abrir uma janela e fizer amor com o mundo, assim dizendo, sua história vai pegar uma pneumonia.

8  - Dê aos seus leitores o máximo de informação o mais cedo possível. Que se dane o suspense. Leitores devem ter um entendimento tão completo do que está acontecendo, onde e porque, para poder finalizar a história por eles próprios, as baratas devem comer as últimas páginas.

    De Kurt Vonnegut (11/11/1922 – 11/04/2007) foi um escritor de origem alemã que deixou mais de 30 livros e peças, e o Matadouro 5 é considerada a sua obra prima. 

Como vê, vale à pena dar uma conferida.

Publicado originalmente em Blog do Linho

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.