terça-feira

Como fazer para conservar os seus móveis e mantê-los firmes e bonitos

Os móveis são ‘figurinhas carimbadas’ em todas as casas, pois além de serem úteis/indispensáveis no cotidiano, também, contribuem para a decoração do ambiente deixando mais confortável e bonito.

Mas, para que estes efeitos durem por mais tempo, bem mais tempo, ou quem sabe “ad infinitum”, precisamos fazer uma manutenção e cuidados periódicos.

Em primeiro lugar, móveis não podem ficar expostos ao sol. Se o seu quarto ou sala recebe o sol da tarde, use uma cortina com black-out. Se está exposto ao sol da manhã, pode ser uma mais fina. O sol pode deixar a madeira manchada e as lâminas – se for de compensado – podem descolar.

Não arraste o móvel. Se for preciso trocá-lo de lugar, esvazie-o totalmente e puxe-o pela base ou em local bem próximo a ela.

Não molhe nem exponha o móvel à umidade ou ao calor, não importa de que ‘madeira’ seja feito, mas, sobretudo se for de aglomerado.

Para a limpeza, evite produtos tais como abrasivos, saponáceos, palhas de aço, álcool e lustra-móveis. Aposte sempre no pano macio e seco ou, no máximo, levemente umedecido com água.

Evite objetos pontiagudos sobre a sua superfície.

Coloque pedaços de feltro sob objetos mais pesados que possam arranhar a superfície dos móveis. Podo comprar um pedaço de feltro e fazer você mesmo, ou comprar pronto no mercado.

Evite colocar o móvel próximo de estufas ou saídas de ar condicionado.

Mantenha o móvel sempre nivelado para garantir o bom funcionamento de suas portas e gavetas.

Não fique de pé sobre os assentos das cadeiras nem se incline para trás balançando as cadeiras sobre as pernas traseiras. Tampouco utilize as travessas das cadeiras como apoio dos pés.

Aperte parafusos periodicamente.

Não use espanador de pena: além de simplesmente arremessar a poeira no ar, poderá arranhar o móvel caso se forme uma lasca de pena sem que perceba. Além disso, a poeira pode acumular em trincas, rachaduras e em sulcos, fazendo a madeira ter aspecto escuro e desagradável.

Esse acúmulo de poeira torna-se difícil de ser removido.

Uma ação importante para proteger os móveis, sobretudo aqueles de madeira maciça e/ou revestidos com lâminas de madeira é passar óleo de peroba ou similar, pois além da dar um brilho bonito ele penetra nas fibras da madeira, garantido nutrição e a sua transpiração natural.

Isso deve ser feito uma vez a cada dois meses

Como vê, eles exigem um pouco de atenção e cuidados para que possam exercer bem suas funções e, também como bonitos e fundamentais elementos na decoração.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.