domingo

Como fazer para usar e conservar melhor os seus ‘couros’ de inverno




O inverno para todos os efeitos está aí, mesmo com o vai e volta da ‘boa temperatura’, culpa que se atribui às tais mudanças climáticas, mas, o bom e ficar preparada e com os seus ‘apetrechos’ em forma, na ordem do dia, e ao alcance da mão sempre que o dito cujo, o frio, der as caras.

Não precisamos enumerar os ‘couros do inverno’, não é verdade? Casacos, jaquetas, calças, luvas, botas...

 A ênfase deste artigo e o que fazer com as peças que vamos voltar a usar.
Mesmo sem o frio ‘aí’, como falamos acima, o ideal é que você tire do armário, deixe arejar por algumas horas, longe do sol, e dê o trato inicial para deixar as peças de couro no ponto.

Depois de muito tempo guardada, você pode hidratar a peça para que fique renovada. Em um pano úmido, pingue algumas gotas de vaselina líquida ou óleo de amêndoas doces e esfregue na peça toda. Após dez minutos, termine o processo passando um pano branco seco.
Leia também:
- Como fazer para guardar e conservar botas de couro
- Como fazer para passar a ferro roupas de camurça
Em seguida, caso seja necessário, você pode ‘passar’ a ferro, embora elas sejam mais pesadas e delicadas. Nesse caso não pode usar o ferro a vapor e ajuste a temperatura para menos de 80°, mas, mesmo assim use um pano claro para cobrir a peça, que é a condição para colocar o ferro. Nunca direto sobre ela!

Quando em uso, evite o contato direto da peça com a pele, pois o couro poderá atrair a oleosidade natural da mesma, sobretudo no avesso, o que pode comprometer sua conservação no longo prazo, com endurecimento e/ou deterioração. 

Uma dica é passar um pouco de talco nas partes do corpo que vão ficar em contato direto com o couro.

Evite, também, o contato direto do couro com peças claras, o corante do couro poderá manchar outras peças, sobretudo peças como a camurça quando nova.

Estas dicas podem, também, ser aplicadas em outras peças de couro, observe e avalie. Mas, nos links contidos, acima, você encontra mais informações sobre esse tema, bem como dicas específicas para outras peças.

  Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.