quinta-feira

Como fazer para lacear e amaciar sapatos apertados


Falar sobre um sapato apertado seria plenamente desnecessário, sobretudo para quem já se pegou tentando usar/andar com um, não é verdade?

Mas, apesar de ser um grande inconveniente, é uma situação não tão rara assim, sabe-se lá o porquê.

Nas dicas abaixo vai encontrar algumas sugestões de como proceder para resolver este velho problema e passar a curtir o seu “pisante” – sapato novo – como deve e merece.

Leia também:
- Como fazer para resolver problemas diversos com os seus sapatos
- Como fazer para manter o seu sapato de couro sempre novo
- Como fazer para cuidar dos sapatos e de outras peças de couro
Você deve avaliar bem o tipo de sapato, sua constituição, entes de escolher a técnica/dica mais adequada para não ‘estragar’ ou comprometer a sua aparência e/ou conservação.

É bom lembrar que todo calçado, mesmo os de tecidos, costumam ceder nas primeiras horas de uso, quando pegam ou se adaptam á forma do pé, logo, antes de qualquer ação, calce-o e ande um pouco.

Um ação adicional é usar uma meia fina – finíssima – tipo aquelas segunda pele, pois, ele faz escorregar o pé dentro do sapato, diminuindo  sensação de aperto.

Use o sapato por cerca de uma hora dentro de casa para avaliar se precisa mesmo partir para outra ação para amaciar. É o tempo que ele pode muito bem se amoldar ao seu pé.

A primeira dica é passar um pouco de hidratante nos pés, ou mesmo um pouco por dentro do sapato nas áreas que estiverem ‘pegando’, o que ajuda a esticar um pouco e facilita escorregar o pé para dentro dele. Funciona principalmente em sapatos de couro.

Outra idéia que funciona. Encha um saco plástico com água e feche bem de maneira que a água não vaze, acomode dentro do sapato, sobretudo nas áreas mais apertadas embale o sapato em outro saco plástico e coloque no congelador.

À medida que a água se congela ela aumenta de volume e vai forçando um laceamento da área apertada. Daí é só retirar e secar com um pano o seu sapato de eventual umidade.

Passe um pouco de álcool na parte interna do sapato exatamente na área que pretende alargar e, em seguida, preencha todo ele usando um papel limpo, úmido e bem amassado. Pressione muito bem isso dentro do calçado e espere por aproximadamente 12 horas.

Outra dica é calçar o sapato usando meias e direcionar um jato do secador de cabelo exatamente para a área que pretende lacear por algum tempo – 2 a 3 minutos – enquanto mexe vigorosamente o pé tentando forçar ao máximo.

Como observamos no principio você deve fazer com atenção para não danificar o seu sapato, observando cuidados caso seja de couro ou de outro material mais delicado, tanto na textura como no revestimento.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.