segunda-feira

Como fazer para reutilizar portas e janelas descartadas de forma fácil e criativa

É uma ideia muito boa, esta de reaproveitar as antigas portas de madeira, em boa parte delas almofadadas ou de treliça, que vêm sendo descartadas e/ou substituídas por portas de aço-vidro ou aquelas de aglomerada e chapas de compensado.

Claro que gosto é uma questão indiscutível, também conta a ideia de atualidade, de modernidade...

As portas descartadas, muitas delas verdadeiras obras de arte são em grande parte constituídas de madeiras nobres e não raro encontramos o cedro e o mogno. Para ficar só nestes dois exemplos de madeiras, relativamente raras, e caras.
Leia também: Como fazer para construir uma mesa de centro reutilizando antiga porta de madeira
Não é difícil encontrá-las por aí em nossas andanças pela cidade, e não tem nada de constrangedor ou “vergonha’ parar o carro e dar um jeito de levar pra casa. Mesmo que não aproveite como porta, ela pode ser reaproveitada de muitas maneiras interessantes e bem criativas.

Como pode ver nestas imagens abaixo. Vai ver que são projetos simples e de fácil execução.

Nas primeiras imagens você vê idéias para “chapeleiros” ou móveis de hall de entrada, com a utilização tanto de portas como de janelas. De adaptação simples e decoração/pintura à seu gosto.
Em seguida temos algumas idéias de mesa, tanto a mesinha de centro feita com uma janela, como as mesas onde se reaproveitam portas. Os pés ficam à sua escolha. Tanto os cavaletes como pernas comuns.
Os biombos que são uma opção interessante para divisão de ambientes ou mesmo para garantir a privacidade caso tenhamos ‘vizinhos/olhares’ muito próximos. Como pode ver, eles possuem rodinhas para facilitar o uso e manejo.
Esta ideia de reaproveitar portas e janelas como estantes é muito boa. Tanto uma estante formal para livros ou prateleira, bem como as prateleiras de canto com a utilização de ‘bandas de porta’.
Agora temos uma ideia de decoração onde você pode deixar a porta/janela em seu estado antigo/gasto, meio vintage, ou lixar tudo e fazer uma pintura nova. A depender de seu estilo pessoal.

É o caso deste pequeno armário feito com janelas de treliça ou mesmo estas duas opções de molduras de espelho, cujo efeito é muito bom em qualquer decoração de ambiente.
Em outros links/tags do blog você encontra – na barra ao lado – o ‘jeito de fazer’ ou de trabalhar tanto a madeira como a pintura/verniz.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.