domingo

Como fazer para utilizar todo o incrível poder do limão na limpeza


Limão é o típico ‘faz tudo’ e não se limita apenas à limpeza, já que é largamente usado em áreas como culinária e saúde, por exemplo, onde se sai em todas elas com uma eficiência surpreendente.

Agora, você vai encontrar na relação abaixo alguns usos incríveis no item limpeza e higiene, o que atesta sua grande versatilidade e eficiência.

Tudo isso, é claro, além da deliciosa limonada.

Confira.

- Geladeira

O aroma cítrico do limão é ótimo para refrescar sua geladeira. O truque pode ser feito de três formas. Coloque um recipiente em sua geladeira com: uma bola de algodão embebida no suco de limão; ou meio limão com o corte virado para cima; ou o suco desse limão espremido. Não existe jeito certo, apenas preferência. Lembre-se de trocar semanalmente.

- Micro-ondas 

Sabe aquela mancha velha de molho vermelho que nuca sai do micro-ondas? Ela e qualquer outra sujeira teimosa vão embora com o uso do limão e vapor na limpeza do eletrodoméstico. Esprema a fruta em um recipiente preenchido com água até a metade – coloque o resto do limão ali também. Ligue seu aparelho de três a cinco minutos em potência máxima. 

Não abra a porta do micro-ondas por pelo menos mais cinco minutos – vapor quente é perigoso e nesse tempo ele vai se misturar com os óleos naturais da fruta, limpando tudo. É só passar um papel toalha ou pano úmido no final.

- Ralador

Todos nós concordamos que o ralador e o acessório de cozinha mais difícil de limpar, não? Nele, o limão faz milagres – é só cortá-lo no meio e esfregá-lo por dentro e por fora do acessório. Os resíduos e qualquer gordura persistente vão embora rapidinho.

- Tábua de corte

Sal marinho e limão formam a melhor combinação na hora de desengordurar tábuas de corte, sejam elas de madeira ou de plástico. Espalhe o sal pela tábua e esfregue metade do limão nela com força. Além da mistura remover odores, você vai perceber todas as manchas saindo enquanto esfrega.

- Vidros e espelhos

Marcas de dedos, gordura e sujeira em janelas e espelhos são desagradáveis – para resolver o problema, coloque três colheres de sopa de suco de limão em um copo de água em uma garrafa de spray. É só vaporizar nas superfícies desejadas e enxugar com um pano de microfibra.

- Vaso sanitário

Jogue sal marinho ao redor do vaso sanitário e esprema meio limão por cima, esfregando com a escova do banheiro em seguida. Se quiser potencializar o efeito da mistura, também vale adicionar bicarbonato de sódio. O resultado vai surpreender!

- Azulejos 

Aplique suco de limão diretamente na área suja usando uma esponja ou vaporizador e deixe a mistura agir. Enxugue com um pano limpo úmido – esse é o segredo dos azulejos desengordurados.

- Torneiras e objetos cromados

Para deixar tudo brilhando como novo, passe meio limão diretamente no objeto cromado garantindo que o suco chegue a todos os cantinhos mais difíceis. Limpe com um pano de microfibra e pronto!

- Liquidificador

Use fatias de limão congelado para limpar e afiar as lâminas do seu aparelho. É só cortar o limão, congelar, colocar no copo e ligar. Depois da ‘vitamina’ pronta vai conferir que tudo está, não só bem limpo, mas as lâminas estão bem mais afiadas e eficientes.

Como pode ver, mais versátil impossível, não? Confira e vai constatar!

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.