sexta-feira

Como fazer para ‘mexer’ ou consertar o telhado sem mistérios

‘Mexer’ no telhado sempre nos pareceu coisa de profissional, não é verdade?

Entretanto, com um pouco de informação e cuidado vamos descobrir que não tem tanto mistério assim e que nos mesmo podemos dar um trato no nosso, caso ele esteja precisando de reparos.

Um probleminha que costuma trazer contratempos é a telha quebrada ou corrida, o que provoca goteiras e, a depender da área afetada, pode provocar alagamento sobre a laje em dias de chuvas e infiltração na laje com o conseqüente mofo ou as manchas escuras que surgem no teto.

Um detalhe importante antes de começar o serviço, é providenciar a escada que dê acesso ao telhado, e as telhas para reposição, que sejam, preferencialmente, do mesmo modelo e do mesmo fabricante, pois podem fazer a diferença na hora do encaixe correto.

Embora, não seja raro ‘consertadores de telhado’ costumarem andar diretamente sobre as telhas, não é o mais recomendado, sobretudo se elas estiverem úmidas ou molhadas.

Para isso, coloque uma tábua – observe a inclinação e/ou estabilidade para não escorregar – ou vá fazendo um caminho, tirando e colocando as telhas de lado e andando sobre as ripas/caibros – mais sólidos e resistentes – e repondo na ‘volta’.

Assim que subir na escada e der uma olhada geral sobre o telhado, vai identificar os pontos que precisam de intervenção – troca ou reposição no lugar devido – e assim fazer um planejamento mais fácil para o trabalho.

Embora não seja imprescindível, ajudaria muito ter um auxiliar que possa passar-lhe as telhas para que não tenha que voltar sempre para apanhá-las, mesmo quando já sobre o telhado.

Como vê, não tem mistérios.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.