sexta-feira

Como fazer um livro de pano para iniciar o seu ‘bebê’ no universo do prazer da leitura

Hoje já não existem duvidas, segundo especialistas da área que você confere aqui, que se desenvolva o “habito do aprendizado”, falemos assim, sobretudo na leitura, ou na iniciação das crianças com o livro, no apareço pelos livros, o que pode – deve – ser feito na mais tenra idade, com os bebês, como um brinquedo.

É o que você mesma pode fazer, ou seja, fazer os livros para seu filho (a) começar a se iniciar neste maravilhoso hábito que é, sim, um grande trunfo no processo de aprendizagem, em seu sentido pleno, para toda a vida, sem entrar no mérito da grande fonte de prazer que os livros, e a leitura, proporcionam. Quem lê sabe muito bem do que estamos falando.
Leia também: 
Qual a diferença entre ler para a criança e deixá-la ver uma história em vídeo? 
Os professores estão lendo? Se não, como ficam seus alunos?
Eles, ainda, proporcionam aos bebês, o desenvolvimento da atenção, criatividade e do tato, através do contato com as diferentes texturas e ‘relevos’ dos livros.

A depender de sua opção, tudo pode ser feito, costurado, à mão, sem necessidade de maquina de costura, o que pode até lhe dar uma textura mais maleável e gostosa ao tato para o bebê.

Tem opções onde se usa a tinta para compor imagens, mas o uso do aplique é melhor, já que é bem provável que ele, também, seja ‘provado’ – levado à boca – não é verdade?

Receita...

Você pode dar vazão à sua criatividade e usar, também, o feltro, tanto para compor a capa, por exemplo, como usar para recortar as imagens, desde que tudo fique firme o suficiente e não atrapalhe o uso, o ‘folheio’ por parte dos pequeninos (as).
Não existe necessidade de se usar, ainda, palavras, mas as imagens, no máximo associando a letra à inicial do nome do objeto ilustrado.

Se a criança já é ‘meio grandinha’, ela pode ser convidada a participar do processo, inclusive sugerindo imagens.

Você vai precisar de:

Tecido de algodão cru, tesoura, agulha e linha, lápis preto, folha de papel carbono, tinta de tecido e pincel.

Corte cinco pedaços de tecido (16 cm x 14 cm) e faça bainha em toda volta. Junte todos os pedaços e costure-os formando um
livro. Escolha gravuras (animais, frutas, cores…) e passe-os para o tecido com a folha de carbono. Pinte as gravuras, e conte uma historinha  simples e bem bonita.

Você pode caprichar na ‘capa’, ilustrando com algo que tenha a ver com a estorinha. (aproveite e faça alguns marcadores)

Livro de pano minhocão

Material: Tecido de algodão cru, fibra, agulha e linha, tesoura, pincel, lápis preto, tinta de tecido e papel carbono (sempre a cor mais clara).

Como fazer: Corte o tecido e a fibra em duas tiras (72 cm de comprimento x 12 cm de altura). Costure a tira com a fibra dentro. Após a primeira costura, divida e costure a tira novamente em quadrados (de 12 cm x 12 cm). Escolha as figuras e transpasse-os para o tecido com o papel carbono. Pinte as figuras dos dois lados do tecido, tendo o cuidado de fazer a sequência delas. Depois, dobre a tira como se fosse uma gaita. Ótimo! O seu livro minhocão está pronto.

Com informações de pimsaude

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.