quarta-feira

Como fazer para evitar sérios equívocos no uso das redes sociais

Falar bem ou mal das redes sociais seria, como se diz, uma redundância, já que as ditas cujas chegaram para ficar, se tornaram o “centro do universo” para muitos, entranhando de tal maneira em nossas vidas que, seria, praticamente, impossível viver sem elas.

Mas, sem entrar nos extremos de ‘mal ou bem’, abaixo você vai conferir algumas dicas que podem tornar suas andanças por lá bem mais seguras e saudáveis, de maneira que pegue apenas o que de bom elas oferecem.

Definir objetivos específicos para fazer e usar a rede social, como um objetivo social e familiar, tipo rever amigos e parentes, fazer novas amizades, por exemplo, vai ser muito importante para orientar o seu uso mais adequando, sobretudo no que se refere à vida pessoal e a privacidade.

Ao passo que se tem objetivos profissionais, atenha-se apenas às questões pertinentes aos temas relacionados à sua vida profissional, deixando a vida pessoal de fora, sem qualquer referência que possa comprometer sua imagem como profissional.

Falando de seu perfil, se pessoal – não profissional – no que se refere a buscar novos amigos ou parceiros afetivos, seja seletiva ao aceitar algumas ‘personalidades’ em seu círculo pessoal, tipo agressivas, ‘sem educação’, excessivamente permissivas (desbocadas), ou seja, pense nas possibilidades de eventual estreitamento de relações, logo, escolha agora.

Não escancare, ‘assim’, sua vida pessoal. Lembre-se que uma exposição muito íntima, como vida amorosa ou familiar, pode gerar sentimentos e reações nada boas ou favoráveis mesmo, ou, sobretudo, em seus círculos mais íntimos, pessoais ou próximos. Seja reservada.

Afinal, um perfil em redes sociais não pode se converter em um diário íntimo onde seja exposta abertamente a sua vida em detalhes, inclusive amorosa, bem como a vida de seus familiares. Lembre-se do universo de pessoas que estará tendo acesso e que não vale à pena tanta exposição, que pode comprometer seriamente sua vida no convívio social, ali, quando ao vivo.

Também pode comprometer sua segurança física. Muitas vezes marginais buscaram informações nas redes sociais para, por exemplo, se certificar se você está em casa.

Um detalhe a ser lavado em conta, é que nem todo mundo ali é o que diz ser. Perfis falsos e com conversas, igualmente, falsas, logo com interesses ou objetivos escusos, não são raros nas redes sociais.

Concluindo. Cuide-se!

Como se dizia antigamente: ‘Não é bom cair na boca do povo’. É um caminho sem volta.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.