sábado

Como fazer uma casa/comedor de pássaros para seu jardim ou varanda

Quase ninguém mais se dispõe a criar pássaros em gaiolas, também porque, pelo menos para aqueles nacionais, existe interdição legal, além do fato de que em tempos tão pós-modernos e cibernéticos, não sobra mais tempo...

Logo, a saída é ‘criá-los’ soltos... É isso, criá-los soltos! Veja como.

Este projeto abaixo e simples e vai dar conta do recado. Você pode colocá-lo em área externa, se em casa, ou mesmo em uma varanda de apartamento.

Se você mora em casa, deve observar bem o local para que fique ao alcance de sua observação, bem como inacessível às bem conhecidas habilidades dos gatos.

A madeira pode ser reaproveitada de alguma que já tenha em mãos – compensado ou aglomerado – embora o ideal é que seja de madeira maciça, de um caixote de madeira, por exemplo, sobretudo se for ficar em área externa e vá receber sol e chuva.

Mas, se aglomerado ou compensado, você deve dar uma selada – com um selador apropriado, veja, na loja – na madeira além de algumas demãos de tinta adicionais para que fique bem impermeabilizada.

Como vê o esquema é bem simples.

Você vai precisar de:
- Madeira (caixotes de ‘feira’)- Martelo- Serrote
- Serra tico-tico
- Pregos
- Esmalte sintético e/ou tinta
Se for usar a madeira de caixote – daqueles de feira/frutas bem comuns – é só fazer os cortes devidos e montar.

Use as laterais do caixote – de madeira mais grossa – para fazer as laterais da ‘casinha’, e o teto e piso com as partes mais finas.
clique para ampliar
As laterais com este corte ‘estilizado’ funcionam como um observador para os pássaros para que se sintam mais seguros quando comendo, você pode fazer os cortes com a serra tico-tico ou, se não tiver disponível, faça cortes equivalentes usando o serrote comum.

Observe que os poleiros externos ficam sob as abas laterais do teto, logo deve observar isso na hora dos cortes. Eles devem ser fixados em furos feitos com broca especifica, colados e pregados, mas se não tem uma, fixe normalmente os poleirinhos com parafusos para ficarem mais firmes.
clique para ampliar
Terminada a montagem, faça furos – dois dá mais estabilidade – na ‘parede’ do fundo para pendurar em local que pegue sol uma boa parte do dia e fora do alcance dos gatos.

O acabamento final deve ser com esmalte sintético ou selador – como falamos acima – sobretudo se for deixá-lo em área externa o que vai protegê-la contra o rigor do sol e chuva.

Já tivemos experiências do gênero – ter visitas diárias desta turma – e é muito bom, com certeza!

Com informações de bricolagem

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.