sexta-feira

Como fazer para proteger o seu carro nesse verão

Todo verão ‘seria’ a mesma coisa: listar algumas tarefinhas básicas para deixar o carro em condições melhores para enfrentar a estação, mas, este verão, pelo visto, promete surpresas e seu carro pode se ressentir, não só em seu estado geral de conservação, mas, sobretudo, em seu valor que pode ficar comprometido.

Nos itens abaixo vai encontrar uma listinha que deve observar, principalmente, se pretende ‘curtir’ e/ou atenuar o calor com idas ao litoral, às praias.
- Deve encerar o carro, pois embora muitos achem que a cera automotiva só tem como função dar mais brilho, deve saber que vai além do uso estético sua utilização. Ao ser encerada, a pintura recebe um verniz protetor que impede o acúmulo de resíduos em sua superfície. Se considerarmos, por exemplo, a possibilidade de deixar o carro parado na praia e exposto à maresia, não é difícil entender porque a cera é um importante aliado;
- O sistema de arrefecimento também merece atenção. Com as altas temperaturas é comum observar carros parados por falta de manutenção neste sistema. Assim, troque periodicamente a água e o aditivo do radiador. O ideal é que esta troca seja feita a cada 10 mil quilômetros; 
- O mesmo cuidando deve observar com o uso do ar condicionado, já que é mais intenso no verão, convém reforçar a limpeza ou troca do filtro, além de dar atenção à limpeza do condensador. Ao ligar o carro, deixe os vidros abertos e transite alguns minutos com o ar ligado nessa condição, para que o ar aquecido seja expulso mais rapidamente, evitando a sobrecarga do sistema de refrigeração de ar; 
- Uma ideia importante se refere à instalação de películas protetoras em todos os vidros. Elas não só aumentam a segurança, já que inibem a ação de criminosos, como também protegem contra os raios ultravioletas solares. Isso além de poupar o ar condicionado e proteger o estofamento. 
- Atenção ao calibrar os pneus em dias com o asfalto muito quente porque o calor aumenta e altera o valor da calibragem. Prefira calibrar os pneus a noite ou pela manhã bem cedo; 
- Se for viajar para praias procure não estacionar próximo da areia porque a maresia é altamente corrosiva e pode danificar a lataria. Procure deixar à sombra e arejado quando possível, mas, na dúvida tenha sempre uma capa protetora para cobrir o carro. 
- Sempre que voltar de qualquer viagem, da praia, sobretudo, peça uma lavagem completa para retirar todos os resíduos, em tempo para deter eventual ação de agentes corrosivos.
Como vê, não é nada de tão complicado e trabalhoso assim e o seu carro agradece.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.