domingo

Como fazer para manter seus estofados sempre novos com dicas simples

Se existe uma “figurinha carimbada” dentro de casa, é o tal do estofado, do sofá, como se diz, onde passamos horas e mais horas, notadamente na parte lúdica do cotidiano, das atividades diárias, senão com as visitas e amigos.

Entretanto, para que possa aguentar tanto batente, ‘tanto esforço’, é preciso que receba cuidados especiais para que possa se manter o melhor possível, e por bem mais tempo.

O trato vai garantir o conforto necessário na hora de uma boa seção de cinema, por exemplo, ou mesmo para aguentar o tranco e os gritos de gol da torcida do time do coração...

É isso. Nas linhas abaixo vai encontrar dicas de como manter em bom estado, tanto o visual/estética como a conservação e conforto de seu estofado, seja ele de couro ou tecido.
- Uma boa escovação faz parte dos cuidados diários de qualquer estofado, seja ele de linho, como o da foto, ou de camurça, sarja, algodão e seda. Para executá-la sem danificar as fibras, use uma escova de pelos macios. A ferramenta não só remove o pó, como penteia os fios do tecido, avivando suas tramas e cores. 
- Para a limpeza rotineira dos estofados, especialmente de tecido (linho, camurça, sarja ou algodão), o aspirador é indicado, pois possui uma série de acessórios que ajudam a retirar o pó acumulado e, ainda, a escovar s fios. 
- Se uma limpeza ainda mais profunda for necessária, use um pano branco umedecido com a solução de água e algumas gotas de álcool ou de detergente neutro. Deixe o pano pouco úmido, quase seco, e passe- por toda a extensão do sofá ou poltrona com movimentos delicados e circulares. 
- Caso a limpeza seja localizada, por conta, por exemplo, de derramamento de alguma substância, retire excesso do líquido com papel toalha. Na sequência, limpe a área com o auxilio de um pano levemente umedecido pela soluça de água e algumas gotas de álcool ou detergente neutro. 
- Se o seu sofá suas cadeiras ou mesmo algumas almofadas forem de seda, tenha mais cuidado ao fazer a manutenção, pois o tecido é muito delicado. A escovação e a forma mais indicada de limpeza, tanto a manual quanto com o auxílio do aspirador. Em caso de acidente, apenas tire excesso da substancia com papel toalha e procure uma empresa especializada em limpeza de estofados para remover a mancha. 
- A manutenção do estofado de couro é realizada apenas com um pano seco ou, se necessário, umedecido com solução de água e algumas gotas de álcool. Ao contrário do que muita gente imagina, não se deve passar silicone nem cera sobre a superfície, pois o couro para decoração já vem hidratado. Para remover o pó que se acumula nos vãos use um aspirador. 
- As camurças naturais ou artificiais (ou suede) ficam muito mais bonitas se penteadas rotineiramente, seja com a escova macia, seja com o aspirador sempre com a ponta de pelos. Em caso de acidente, também é recomendável absorver líquido com o papel toalha e encaminhar o móvel para uma empresa especializada. Soluções caseiras podem não só desgastar o revestimento como manchar ainda mais o tecido. 
- Em qualquer tipo de tecido assim como na camurça, é possível eliminar manchas de gordura usando talco e escova. O procedimento é muito simples: despeje o pó sobre a mancha até que a substância que a constitui seja totalmente absorvida. Então, tire o pó usando a ferramenta. 
- Para tirar manchas de café ou de vinho, exceto sedas e camurças que são muito delicadas, esfregue uma pedra de gelo até que a mancha desapareça. Quando a marca for totalmente dissolvida, absorva a umidade com papel toalha.
Como pode ver, nada que você mesma não possa “encarar” e fazer. Na penas por uma questão de economia e/ou contenção de despesas, mas, por gosto, por apreço à qualidade do serviço, já que nem sempre se consegue ‘pagando pra fora’.

Com informações de Silvana Maria Rosso, em EstiloUOL

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.