sábado

Como fazer um cabo de madeira para facas

O artigo abaixo é interessante, com um passo-a-passo bem didático sobre cutelaria e que vai trazer satisfação no processo, já que não se trata de uma tarefa puramente econômica, mas de prazer em fazer, ou mesmo restaurar alguma peça rara ou antiga, o que pode ser bem útil para uma faca de estimação ou mesmo de colecionadores

Outra situação é a de recuperar/refazer a funcionalidade de uma faca útil e que seja de uso corrente em casa e/ou trabalho.

       "O cabo da faca armazena a lâmina para dar um suporte confortável e visualmente interessante. Saber como fazer um por si mesmo não só economiza, mas permite que você personalize suas facas. Seja por ter encontrado uma faca com o cabo gasto ou por estar fazendo sua própria.

O que você precisa?

- Faca sem cabo (brincadeira!)
- Fita adesiva de pintura
- Retângulos de madeira de 6 mm de espessura
- Lápis

Instruções

   1- Cubra a lâmina da faca com fita adesiva de pintura. Aplique duas ou três camadas para garantir que você não se corte. Mesmo que a lâmina não esteja afiada, é possível se espetar com a ponta ou fazer pequenos cortes com as partes quadradas na parte não afiada.

   2- Ponha a lâmina contra um pedaço de madeira de 6 mm. Alinhe a parte inferior da lâmina com a borda da madeira. Trace ao redor da porção do cabo da lâmina com um lápis. Repita, criando um molde para os dois lados.

   3- Corte dois moldes de cabo com uma serra tico-tico. Mova a madeira e corte um pouco além das linhas. Isso garante que se tenha madeira suficiente para moldar e lixar.

   4- Ponha o cabo contra um lado do cabo da lâmina. Prenda-o no lugar com duas braçadeiras em C, apertando-os bem entre os buracos no cabo e bem acima do buraco superior. Faça furos pelos dois buracos no cabo da lâmina através da madeira.

   5- Remova as abraçadeiras e as reponha prendendo a outra madeira do outro lado. Faça furos pela madeira desse lado também. Remova as abraçadeiras e a madeira.

   6- Esprema epóxi na parte inferior de um copo pequeno. Mexa com um palito de sorvete. Mexa uma fina camada de epóxi sobre um dos lados do cabo da lâmina. Pressione uma das peças de madeira no lugar. Repita do outro lado. Limpe qualquer excesso de epóxi, imediatamente, com um pano macio.

   7- Deslize rapidamente os pinos de lâmina de metal no lugar através dos buracos nas madeiras e na lâmina. Prenda com braçadeiras em C e deixe secar por cerca de 48 horas.

   8- Retire as braçadeiras. Lixe o cabo da faca com lixa grossa para dar uma forma áspera. Lixe as bordas do cabo de madeira igualando-as com a extremidade do cabo da lâmina. Arredonde os cantos da madeira, suavizando o cabo e tornando-o confortável de se segurar.

   9- Lixe o cabo novamente com lixa fina. Isso remove os arranhões e tona o cabo suave ao toque. Limpe a poeira com um pano macio.

   10- Esfregue o cabo com condicionador de madeira e um pano macio. Gel condicionador é rapidamente absorvido pela madeira. Aplique uma camada diariamente por 3 dias deixando as camadas anteriores secarem antes de aplicar a seguinte.

Em ehow

Como pode ver, não tem lá grandes mistérios ou dificuldades. Um pouco de habilidade e capricho e temos “a faca de volta”.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.