segunda-feira

Como fazer para engajar os seus filhos e/ou filhas em seu hobby predileto

Bem, a expressão pós-modernidade, no título, nos remete a um conceito de época, de tempo, o tempo de hoje, onde valores, conceitos e medidas ou parâmetros de todos os gêneros, historicamente constituídos e aceitos ficam revogados em nome de uma fluidez conceitual difícil de mensurar ou mesmo conceituar, quão profusa em variedades e '‘cores’'.

Logo, a marcenaria, bem como outros ofícios e/ou hobby, que tinha uma função essencial em nossa sociedade, inclusive, a mais recente, considerada como hobby, ia um pouco além do mero prazer em fazer, mas, até, mesmo tinha algum valor comercial, o que, decididamente, não existe hoje, e nem mesmo como hobby puro e simples.

Lamentavelmente até o item prazer e/ou curtição parecem não fazer a cabeça de tanta gente assim, em virtude da parafernália eletrônica que chegou de vez aos corações e mentes das pessoas, e, pelo visto, tem bastado como fonte de entretenimento e prazer.

Dizem que cultura é, na verdade, um hábito, ou seja, que se adquire e se forma pela repetição. Parece grosseiro ou primário, não é verdade? Mas, pelo visto, é isto mesmo.
Em função disso, como os adultos, pais e ou referências outras, não fazem nada mais do que se entreterem com estes brinquedos eletroeletrônicos, é isso que seus filhos, que as crianças irão reproduzir ao longo de suas vidas e, provavelmente, passarão para seus próprios filhos.

Tem pais, hoje, que contam, até com certo orgulho, como o filho não larga o tal do celular. Tem um técnico de TV a cabo que veio dar uma assistência técnica aqui em casa, que me contou, eu diria com algum orgulho, que o seu filho de 5 anos chega da escola, almoça e imediatamente depois pega o celular, e fica o tempo todo “passando o dedo” no dito cujo. Quando lhe perguntei o que ele fazia todo este tempo, disse-me que alguns jogos, mas o que ele mais faz é ficar vendo “filminhos” no YouTube. Cinco anos!

Se a onda é esta… Vamos tentar reverter um pouco a coisa, nos conscientizando que brincar é uma atividade altamente educativa, é onde se adquire alguns valores e procedimentos que podem ser úteis ou importantes para nossos filhos, agora e no futuro.

Tem valores que não caducam com o tempo, com a modernidade, ou com a pós-modernidade, e que só depende de nós, do pai, dos pais cultivarem, ensinarem e darem oportunidades para que os filhos entrem em contato com eles, que conheçam.
No nosso caso, o hobby da marcenaria e do fazer você mesmo, para colocar isso em prática a ideia é engajar o seu filho o mais cedo possível, facilitando que ele não só assista você fazendo, mas que ele faça algo sob sua orientação.

Ele pode fazer um carrinho, um barco, uma caixa, etc. Deixe-o fazer sozinho sob sua orientação e supervisão e, para isso você deve adquirir ferramentas menores exclusivas para ele, leve-o junto, para que participe da escolha e compra e vá entrando no clima.

Se ele já tem o hábito de se entreter com “as modernidades”, não tem problemas, tente estabelecer uma limitação, um horário, de maneira que em seu tempo livre ele possa participar com você das novas atividades. Uma ideia adicional é pedir a sua ajuda em alguma coisa que esteja fazendo.

Delegando funções adicionais, como lixar, por exemplo, ou mesmo envernizar ou pintar. Quando eventuais falhas ou “mal feitos” podem muito bem se relevados e considerados como “investimento”, pois, neste caso, sobretudo, ao contrário da crítica o elogio é um grande fator de estímulo.

Você pode, também, fazer alguma peça que possa ser de uso exclusivo dele, ou para ele, e engajá-lo o máximo possível no processo de sua elaboração ou construção.

Deve levá-lo sempre às compras de material, seja em uma madeireira, casa de ferramentas ou de tintas e revestimentos, o que, gradualmente, vai se incorporando e fazendo parte do seu universo mental. Educativo, cultural, no sentido que lhe atribuímos acima.

Enfim, se você gosta, com certeza vai descobrir “n” formas de engajar o seu filhote neste ‘métier’, neste fazer, neste hobby maravilhoso.

A ideia serve para todo e qualquer aprendizado, pratica e/ou hobby, tanto para os meninos como para as meninas.

As meninas, também, têm um universo muito rico a explorar – e a aprender – com suas mães, em procedimentos que só vão agregar valor ao seu cotidiano, em todas às suas fases de desenvolvimento, à sua vida.

É só usar a criatividade engajá-los no processo.

Com certeza eles vão gostar muito!

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.